5 dicas para estudar melhor

Por - 15.5.18



Pixabay

Olá amores, como estão?
No começo desse semestre eu fiz a famosa promessa: esse semestre eu vou estudar pra valer. E para isso acontecer eu fiz algumas mudanças na minha forma de estudar e obtive resultados maravilhosos. E como, novamente, eu estou em período de provas pensei que deveria trazer esses hábitos para vocês. É muito comum ter dificuldades para aprender, ainda mais quando se tem mil coisas na cabeça, por isso resolvi trazer cinco dicas fáceis para ajudar nesse momento que pode parecer difícil, mas que logo você vai ver que com um pouquinho de disciplina elas podem mudar muito na sua vida acadêmica, independentemente do estágio que esteja. Então vamos as dicas:

1 – Estude pouco, mas estude todo dia:
Sabe aquele desespero que bate quando você percebe que a prova do mês que vem é daqui a dois dias e você não sabe nada? Então, não deixe que isso aconteça. Uma das coisas que mais ouço os meus professores falar é “estude todo dia, um pouquinho que seja”. Eu achava que não fazia diferença, mas faz uma ENORME diferença na hora de estudar tudo junto para a prova. Então nem que seja uma hora do seu dia, ou três no final de semana, estude um pouco do que aprendeu em um curto período de tempo, depois junte mais um pouco com o que aprender na semana seguinte e assim por diante. Você vai ver como fica mais fácil lembrar de tudo no final.

2 – Manhã, tarde ou noite?
Sim, seu corpo se adapta de acordo com a sua rotina, pare e perceba em qual momento do dia você se sente melhor para aprender, se tem mais facilidade para se concentrar a noite do que a tarde, por exemplo. Estabelecer um horário onde você possa se dedicar ao aprendizado com mais concentração é crucial para ajudar nesse momento. Lembre-se você esta tentando se ajudar, não adianta falar que vai estudar às 9 da manhã se você for dormir às 5 da manhã, observe o seu corpo, em que momento você se sente mais confortável estudando? Claro que há pessoas que só podem estudar em tal horário, então tente se manter confortável com isso, logo você vai desenvolver esse hábito e não vai ficar tão cansativo e tedioso como pode parecer.

3 – Teste-se:
Escreva pequenas perguntas sobre o assunto que esta estudando em um papel separado, deixe-o ali por um tempo e depois faça as perguntas e veja se você acertou, repita isso até que acerte todas. Nosso cérebro deve ser treinado para lembrar as coisas, por isso você faz tantos exercícios em aula. O aprendizado é algo que acontece aos poucos, então quanto mais treino melhor.

4 – Crie tópicos:
No que você esta com mais dificuldade? O que você precisa praticar mais? Separar os assuntos em pequenos tópicos de acordo com a necessidade de cada é uma ótima forma de se organizar, assim você prioriza os assuntos que esta tendo mais dificuldade e pode “relaxar” nos que tem mais facilidade. Claro que você vai estudar todos os assuntos, mas é importante se organizar.

5 – ESTUDE!
Sério, não adianta separa meia hora pra estudar e ficar prestando atenção na mosca que ta voando do lado de fora da janela. Eu sei que às vezes você queria estar fazendo algo diferente ou que tem algo muito importante que você queria fazer no celular, mas você precisa se esforçar. Tire o celular de perto, se tranque no quarto, coloque abafadores de ouvido, se livre das distrações e cobre a si mesmo a só sair dali depois que realmente aprender aquilo. Lembre-se o beneficiado principal disso é você, e tudo depende principalmente de você. Então se você não quiser e não se esforçar um pouquinho, nada disso vai adiantar, não precisa se cobrar muito, manter a saúde mental é IMPORTANTÍSSIMO, mas um pouquinho de concentração e força de vontade já ajudam ok?!

E vale sempre lembrar que se estiver com muita dificuldade há meios alternativos além de só sentar e fazer, videoaulas são uma ótima alternativa e há ótimos canais no YouTube que podem ajudar. Assim como há sites de aulas online, fora que pedir pro(a) professor(a) explicar de novo também pode ajudar bastante.
E você, tem alguma dica que te ajude a estudar melhor? Algo que você faça que possa me indicar? Deixe aqui nos comentários que eu vou adorar saber viu?! Espero que as dicas tenham ajudado.
Beijão!


Para conferir um post sobre organização é só clicar aqui

Você também pode se interessar por:

10 comentários

  1. Perfeita as dicas para estudar melhor. Se seguirmos direitinho, obteremos sucesso nas matérias.

    att
    Gustavo

    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, essas dicas são maravilhosas e essenciais! Estou precisando ♥
    Beijos
    No mundo da Lari ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi, Duda
    Eu gostei muito das suas dicas mas tenho uma dificuldade enorme de estudar. E olha que eu estou no 7º semestre da faculdade e só estudei sério para algumas matérias, o resto eu passo um olho no material e leio haha
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi!
      Infelizmente não tenho essa sorte, a maioria das minhas matérias envolvem cálculos, e ai é só na prática. Fico feliz que tenha gostado.

      Beijão!
      http://luumusiando.blogspot.com/

      Excluir
  4. Que post maravilhoso! Esse ano pra mim está um pouco muito complicado hahaha
    Minha escola apertou demais e eu estou estudando pra passar no coluni e tá muito corrido e bagunçado, seu post foi de grande utilidade, obrigada! Beijos sz
    claraaoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Duda, amei o post! Muita gente não sabe como estudar e muitas vezes acaba copiando o jeito que a amiga ou amigo estuda, algumas vezes funciona, mas cada um tem um jeito diferente que funciona para ele, ainda assim é importante passar por várias maneiras porque pode ser que vc se identifique mais com um tipo do que com outro. Beijos!

    https://escrevendoerabiscando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Rebeca, às vezes temos que encontrar nosso jeitinho né?!
      Beijão!

      Excluir