Lumusiando

Um blog que tem como objetivo iluminar vidas

Cinco livros que irei ler nas férias



Pixabay

Olá amores, como estão?
Bom, eu amo ler e tenho sentido muito falta disso. Meu curso não é do tipo que tem muita leitura e ele ocupa muito tempo fora das salas, resultado: quase não tenho lido. Isso me deixa bem chateada, pois como disse acima eu amo ler; mas o bom é que as férias de meio de ano estão batendo na porta e isso me dará um tempinho a mais para ler. Então hoje eu trago para vocês os cinco livros que eu pretendo ler nessas férias (vou colocar só cinco, mas a intenção é ler bem mais), vamos a listinha:

1 – Para Explicar o Mundo: A descoberta da ciência moderna
Sinopse: “Nesta história envolvente e reveladora, Steven Weinberg, vencedor do Nobel de Física em 1979, guia o leitor através dos séculos da história da ciência, da Grécia Antiga à Bagdá Medieval, da Academia de Platão à Royal Society. Aristóteles, Descartes, Kepler, Copérnico, Galileu e Isaac Newton são alguns dos protagonistas deste enredo armado com leveza e humor – sem a menor cerimônia, o autor faz um acerto de contas com as contribuições de cada um deles. Weinberg demonstra de forma magistral como a emergência do moderno método científico é em si uma descoberta. Para explicar o mundo retraça esse processo com fôlego e precisão inéditos – assim como o impacto imensurável dessa busca pelo conhecimento humano.” (Fonte: Amazon)
Autor: Steven Weinberg
Editora: Companhia das Letras

2 – Os Infinitos
Sinopse: “O renomado matemático Adam Godley está no leito de morte cercado por sua família - o filho Adam, que luta para manter seu casamento com uma bela atriz, a esquisita filha Petra de dezenove anos de idade, a esposa Ursula, cujas relações com os filhos é considerada no mínimo tensa e o jovem namorado de Petra, mais interessado no pai do que na filha durante a visita. Em torno deles pairam deuses maliciosos e irônicos, entre os quais Zeus, que tomou a forma de um velho e indesejável conhecido, e o onisciente narrador Hermes. Enquanto o velho Adam deixa para trás seus dias no plano terreno, esses seres sobrenaturais começam a causar confusão com consequências por vezes inesperadas.” (Fonte: Google Books)
Autor: John Banville
Editora: Nova Fronteira

3 – Sapiens - Uma Breve História da Humanidade
Sinopse: “[...]O que possibilitou ao Homo sapiens subjugar as demais espécies? O que nos torna capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras? Yuval Noah Harari aborda de forma brilhante estas e muitas outras questões da nossa evolução. Ele repassa a história da humanidade, relacionando com questões do presente. E consegue isso de maneira surpreendente. Doutor em história pela Universidade de Oxford e professor do departamento de História da Universidade Hebraica de Jerusalém, seu livro não entrou por acaso nas listas dos mais vendidos de 40 países para os quais foi traduzido. Sapiens impressiona pela quantidade de informação, oferecida em linguagem acessível, atraente e espirituosa. Tanto que, na primeira semana de lançamento nos Estados Unidos, já figurava entre os mais vendidos na lista do The New York Times. Em Sapiens, Harari nos oferece não apenas conhecimento evolutivo, mas também sociológico, antropológico e até mesmo econômico. Ele se baseia nas mais recentes descobertas de diferentes campos como paleontología, biologia e antropologia. E, especialmente para a edição brasileira, realizou algumas atualizações no final de 2014. Esta edição traz dezenas de imagens, mapas e tabelas que o deixam ainda mais dinâmico.” (Fonte: Amazon)
Autor: Yuval Noah Harari
Editora: L&PM

4 – De Música Ligeira
Sinopse: “De Música Ligeira apresenta as características de um autêntico livro contemporâneo, representado pela narrativa não linear, repleta de personagens que vêm e vão, às vezes, atormentados por seus conflitos. Como panos de fundo estão movimentos musicais e sociais como o grunge, rock e punk, que influenciaram de forma decisiva a maneira de pensar e agir dos jovens dos anos de 60, 70, 80 e 90. Apesar dos 21 anos de idade, a escritora espanhola Aixa de La Cruz surpreende ao apresentar um texto maduro, em que os personagens se afastam da aura adolescente, sem deixar de lado os questionamentos pertinentes ao crescimento e a autodescoberta.” (Fonte: Saraiva)
Autora: Aixa de La Cruz
Editora: Tinta Negra

5 – Textos Cruéis Demais Para Serem Lidos Rapidamente
Sinopse: “Indo contra a tendência dos textos curtos e superficiais que são postados nas redes sociais, o coletivo literário Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente (TCD) passou a produzir e compartilhar um conteúdo extenso, profundo e extremamente poético em suas páginas no Facebook e no Instagram. Com seus escritos e ilustrações, eles acabaram atingindo um público muito maior do que o esperado, nos mostrando como, apesar da crescente agilidade que nossa comunicação exige, ainda precisamos de tempo para digerir e entender nossas complexas relações humanas. Para este livro, foram produzidos textos inéditos que ganharam a companhia das sensíveis ilustrações de Anália Moraes.” (Fonte: Amazon)
Autor: Vários Autores
Editora: Globo Alt

Extra (indicação): Outros Jeitos de Usar a Boca
Eu conheci esse livro através do vídeos da JoutJout e ele despertou minha curiosidade, então comprei o PDF do livro para ler e valeu muito a pena. O livro escrito por Rupi Kaur traz poemas sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade; o livro é dividido em quatro partes onde podemos sentir exatamente o que a autora estava pensando quando escreveu cada um dos poemas. Eu devorei esse livro sem a menor vergonha e se posso dar uma dica de livro para vocês hoje, é esse com certeza.

Ler é, para mim, uma forma de conhecer novos mundos ou o nosso próprio mundo. Minha listinha está diversificada a livros que exploram a nossa realidade até livros que me levam para histórias e realidades diferentes, afinal se fosse para ficar no monótono a gente nem lia, não é mesmo?!
Mas e você, tem alguma dica ou pretende ler algum livro nessas férias? Pode deixar aqui nos comentários que eu vou adorar ler viu?!

Beijão! 

11 Comentários

Postar um comentário

  1. Respostas
    1. Vou começar minhas leituras na semana que vem, aguardando boas surpresas haha.

      Beijão!

      Excluir
  2. Oi Maria Eduarda, tudo bem?

    Eu tenho o livro "Sapiens", mas estou adiando sua leitura, espero ler logo. Adorei as dicas de leitura.

    att
    Gustavo Barberá
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo, tudo sim!
      Eu já havia ouvido falar dele e sempre com boas resenhas, isso só despertou mais minha curiosidade. Não sie o motivo, mas sinto que irei devorá-lo, haha.
      Fico feliz que tenha gostado.

      Beijão!

      Excluir
  3. Eu também não, mas pretendo colocar resenha deles aqui no blog logo. Quem sabe não te anima a ler.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. SUas férias serão maravilhosas então.
    Adorei as escolhas dos livros. Quero muito ler Textos Cruéis Demais Para Serem Lidos Rapidamente *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim espero haha.
      Fico feliz que tenha gostado, estou ansiosa para ler esse.

      Beijão!

      Excluir
  5. Oi Maria, tudo bem com você?
    Pelas sinopses, os livros parecem bem interessantes, foram boas escolhas. Da lista, o único que conheço é Textos Cruéis Demais Para Serem Lidos Rapidamente. Gostei muito do seu blog, voltarei mais vezes! <3

    Beijos, até mais!
    Flor de Outono

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá flor, tudo sim!
      Fico feliz que tenha gostado, volte sempre.

      Beijão!

      Excluir
  6. Olá
    Eu não consigo me imaginar sem ler. Não li nenhum dos livros que você citou. Sou muito adepta dos livros e fantasia.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu também não conseguia, mas a faculdade ta realmente acabando com meu tempo.
      Também AMO livros de fantasia, é meu gênero prefiro, mas estou tentando me diversificar mais, haha.

      Beijão!

      Excluir