Lumusiando

Um blog que tem como objetivo iluminar vidas

Cinco dicas para aproveitar o verão

Pixabay


Olá amores, como estão?
Bom, não é nenhum segredo que eu sou apaixonada pelo verão, e eu sei que quando eu digo isso muita gente pensa “como você gosta de passar calor?”, e é bem simples: eu não gosto. Quando eu digo que prefiro calor a frio eu estou me referindo a um calor aceitável, não a um vulcão; além disso o verão é mais que calor, é tomar aquela gelada com os amigos (ou um açaí), ir a piscina (cachoeira, praia, caixa d’água), o verão é leve e eu gosto disso.
Mas eu também sei que é uma época do ano que precisa de alguns cuidados devido a temperatura, e foi pensando nisso que eu selecionei cinco dicas para você usar nesse verão:

1 – Hidrate-se:
Como está calor, nosso corpo tende a precisar de muito mais líquido por ter tendência a liberar líquidos com mais facilidade, por isso tenha sempre algo por perto, a quantidade ideal por dia é dois litros (de água). Além da água, sucos naturais de frutas e água de coco são uma ótima forma de se hidratar, até mesmo alguns chá-gelados (se puder ser os naturais é melhor).

2 – Cuide da alimentação:
Diferente do inverno que (na maioria das vezes) comemos mais porque nosso corpo precisa de mais energia, no verão temos tendência a comer mais por estar com sede. “O que? Como assim comer mais por estar com sede?” Mas é exatamente o que acontece, quando não se tem o hábito de tomar muita água é muito fácil confundir fome com sede, às vezes seu corpo apenas precisa de mais líquido.
Outro fator que é importante destacar aqui é tomar cuidado com as coisas que vai comer na rua, por estar muito quente é possível que alguns alimentos não estejam recebendo a refrigeração adequada. Então evite comer coisas que tenham como ingredientes maionese, por exemplo.
O ideal é ter refeições mais leves, como saladas, frutas, carnes mais leves, legumes crus/cozidos e evitar alimentos muito gordurosos.

3 – Proteja-se:
Coloquei esse no terceiro porque ele é meio óbvio. Use e abuse do protetor solar, mesmo quem tem a pele negra, o sol não está para brincadeira. Tenha sempre óculo escuros para proteger os olhos, um boné ou um chapéu por perto e, principalmente em praias e piscinas que não costumam ter partes com sombras, se molhe constantemente. Os horários entre meio dia e 16h devem ser evitados, pois é quando está mais quente. Exercícios são recomendados pela manhã, pois está mais fresco e se estiver andando na rua, por exemplo, faça uma horinha dentro daquela loja que tem ar condicionado, cinco minutos e seu corpo já vai se sentir aliviado.

4 – Sobre o look do dia:
Dê preferência a roupas de tecidos mais leves e naturais como algodão e linho, roupas de cores claras também são mais aconselháveis, pois ajudam na transpiração do seu corpo. Aproveite que é verão e abuse de shorts, camisetas, bermudas e DO CHINELO, o chão está quente, não precisa abafar seu pé também (assim você evita problemas de pele causadas pelo suor que fica acumulado ali, além do famoso chulé). Quem usa roupa de banho tente sempre deixar as partes das dobras o mais seco possível, pois aquela umidade combinada com o calor pode causar infecções e até mesmo feridas na pele.

5 – Em casa:
Eu conheço algumas pessoas que tendem a fechar a casa mais cedo por conta dos pernilongos, pois bem, não faça. O mais aconselhável para quem tem problemas com mosquitos é colocar telas de proteção nas janelas e, se possível, usar repelentes (corporais e elétricos, velas de citronela também são ótimas); ao deixar sua casa fechada ela fica mais propensa a mofo, pois a umidade nessa estação do ano é grande. E como chove bastante é importante ficar de olho em partes da casa que possam precisar de manutenção como calhas e caixas d’água, dar uma boa limpeza em armários e alguns lugares que costumam ficar fechados também ajuda a prevenir visitantes indesejáveis como baratas. Quanto às plantas algumas dicas são: molhar além da raiz as folhas para que elas se hidratem também, já que ficam mais expostas ao sol; regar elas pelo menos duas vezes ao dia, pois com mais exposição ao sol, assim como nós, elas também precisam se hidratar mais; e tomar cuidado para não encharcar a planta nem deixar água acumulada em volta dela.

Bom amores, espero que tenham gostado. Espero que essas dicas ajudem vocês a curtir essa estação incrível que é o verão, que possam se divertir bastante e com cuidado, claro. Beba bastante água, tome um pouco de sol do jeito certo, coma coisas leves e relaxe um pouco, somos basicamente plantas com emoções complicadas.

Beijão! 

18 Comentários

Postar um comentário

  1. Olá!
    Adorei as dicas. Ando fazendo muito a primeira! Comprei um copão lindo, hahah.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Menina, um copo/garrafinha novo sempre dão um ânimo a mais né?! Haha.
      Fico feliz que tenha gostado.

      Beijão!

      Excluir
  2. Dicas excelentes, preciso cuidar melhor da alimentação, como muita besteira rsrs

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Nem me fale, acho que a alimentação é o mais fácil de descuidar né??! Fico feliz que tenha gostado, espero que as dicas te ajudem.

      Beijão!

      Excluir
  3. Ei, Maria!

    Menina, eu sou péssima para lembrar de beber água, tenho sempre que ficar colocando lembretes no celular haha. E é muito importante para o nosso corpo, ainda mais nesse calorão. Sobre os mosquitos: nada melhor que comprar uma raquete elétrica e matar todos eles hahaha Nesse calor não dá para ficar deixando janela fechada não!

    Beijão
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lídia!
      Eu também já baixei um aplicativo uma vez para me lembrar de beber água, usei ele até estar fazendo isso automaticamente, e nem me fale de fechar janela nesse calor, haha.

      Beijão!

      Excluir
  4. Quantas dicas valiosas, aqui tem feito muuuito calor, sério. A gente passa até mal quando sai na rua!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que tenha gostado, flor. Realmente não da para descuidar nesse calor.

      Beijão!

      Excluir
  5. Quanta dica boa! Sem falar de outra coisa: Agua, se hidrate e economize haha
    www.umminutoparaocosmo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha gostado, e vamos combinar: água é simplesmente maravilhosa exatamente porque além de ser a melhor forma de se hidratar ainda é barata, hahaha.

      Beijão!

      Excluir
  6. Aaah eu já tento seguir tudo, nesse verãozão temos que nos cuidar mesmo e muito ainda.

    Abraço e um ótimo final de semana,
    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rapha!
      Pois é menina, nesse verão temos que ter cuidado dobrado, fico feliz em saber que esta se cuidando.

      Beijão e ótima semana para ti também!

      Excluir
  7. Oi, Duda
    Tô tentando aproveitar mais as férias, principalmente pra fazer exercício, caminhada, algo que não posso fazer quando a faculdade começar. Aqui em Brasília tá o próprio inferno de tão quente, por isso sempre é bom estar hidratado, beber água. Gostei das dicas!

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mika!
      Pois é, sei bem como é, a faculdade não gosta de compartilhar tempo, haha.
      Nossa nem me fale, o estado do Rio ta competindo com um vulcão.
      Fico feliz que tenha gostado das dicas xuxu, e beber água sempre, haha.

      Beijão!

      Excluir
  8. Oiee!!
    Nossa, com esse calor de matar que está fazendo, é sempre bom algumas diquinhas de sobrevivência.

    Eu tenho tomado tanta mas tanta água, que pareço uma peneirinha nesse momento. hahah
    E sobre a alimentação, pelo menos nessa parte o verão é bom pra mim, porque não consigo comer besteiras, muito doce, muita massa e etc... acabo preferindo coisas mais leves e mais refrescantes do que qualquer outra coisa.

    Bjão
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu amo o verão, mas realmente não ta dando para arriscar. Eu também estou bebendo muita água, amém, hahaha.
      Siiiim, a parte boa é que geralmente nesse calor a gente prefere coisas mais leves e naturais, como saladas de frutas, são as melhores para um lanchinho rápido.

      Beijão!

      Excluir
  9. Ótimas dicas! Este calor não está sendo fácil! Eu tomo em média 2l de água por dia... esta média deve ter pulado o dobro!

    Beijos!
    jenifercruuz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha gostado, eu também estou tomando muita água, amém né?!

      Beijão!

      Excluir