Lumusiando

Um blog que tem como objetivo iluminar vidas

Dia da Consciência Negra

Pixabay
Imagem capa por: Free-Photos 

Mês da consciência negra e eu, como uma negra muito orgulhosa, não poderia deixar de falar sobre. Como há MUITOS temas a serem abordados, eu escolhi citar um pouco das falas das pessoas negras que me inspiram.

1- Viola Davis:
“Na minha mente, eu vejo uma linha. E sobre essa linha que eu vejo campos verdes e flores lindas e belas mulheres brancas com seus braços esticados para fora sobre essa linha. Mas eu não consigo chegar lá, não sei porque. Eu não consigo superar essa linha. Isso era Harriet Tubman em 1800. E deixe-me dizer uma coisa, a única coisa que separa as mulheres de cor de qualquer outra pessoa é oportunidade.” – Parte do discurso que ela fez após ser a primeira mulher negra da história a ganhar um Emmy de melhor atriz na categoria dramática, por How To Get Away With Muder.

2- Glória Maria:
"Tudo é mais difícil para um negro. Você tem que provar 100 vezes que você é o melhor. É cansativo, duro, doloroso. Se você não tiver uma força extraordinária, não consegue passar por isso. Mas eu vim ao mundo para lutar. Sou uma guerreira!" - Glória Maria, rainha, em entrevista a Ego. E convenhamos, essa mulher é um grande exemplo de força.

3- Martin Luther King Junior:
“Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!”- Disse o mito, no seu famoso discurso “I Have a Dream”.

4- Nelson Mandela:
“Eu aprendi que coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é o homem que não sente medo, mas o que o supera.” - que dispensa comentários. 

5- Michele Obama:
“Homens fortes – que são realmente exemplares – não precisam colocar as mulheres para baixo para se sentirem poderosos. Pessoas realmente fortes impulsionam as outras para cima. Pessoas realmente fortes trazem as outras consigo” – disse a (infelizmente) ex-primeira dama durante um discurso na campanha de Hillary Clinton, no estado de New Hampshire, em 2016.

6- Barack Obama:
"A mudança não acontecerá se nós esperarmos por outra pessoa ou se esperarmos por algum outro momento. Nós somos as pessoas pelas quais esperávamos. Nós somos a mudança que buscamos." – trecho do discurso que ele fez durante sua campanha em 2008.
"Toda a mulher deveria poder ter um dia normal — andar pelas ruas e pegar um ônibus — e sentir-se segura, e ser tratada com respeito e dignidade. Ela merece isso." – trecho do discurso que fez ao povo da Índia, em 2015.

7- Beyoncé:
“Essa vai para todas as mulheres que estão conseguindo alcançando seus objetivos, para todos os homens que respeitam o que eu faço. Por favor, aceite meu brilho. Garoto você sabe que adora como somos espertas o bastante para ganhar milhões, forte o suficiente para lidar com as crianças e depois voltar aos negócios.” – como falar de Queen B e não mencionar esse hino que é Run The World (Girls)?!

“Criamos as meninas para serem concorrentes, não para empregos ou para conquistas, que eu acho que podem ser uma coisa boa. Mas, para a atenção dos homens. Ensinamos as meninas que não podem ser seres sexuais da mesma forma que os meninos são. Feminista - a pessoa que acredita na vida social, política e econômica igualdade entre os sexos.” – parte do discurso de ChimamandaNgoziAdichie, apresentado durante a música ***Flawless, em parceria com Beyoncé.

8- IZA:
“Eu sei que o meu corpo te incomoda, sinto muito, o azar é seu. Abre o olho, eu tô na moda e quem manda em mim sou eu” – essa moça que chegou agora só no empoderamento não ia faltar mesmo.

9-Alicia Keys:
“Quando uma menina não pode mais ser ela mesma, eu só quero chorar. Eu só quero chorar para o mundo. De manhã a partir do minuto que eu acordo, e se eu não quiser colocar toda essa maquiagem? Quem disse que eu devo esconder do que eu sou feito? Talvez toda essa Maybellineesteja cobrindo a minha autoestima.” – essa deusa que empodera as meninas a não se esconderem atrás da maquiagem não poderia ficar de fora.


10: GABZ:
E só pra finalizar, vou deixar essa poetiza MARAVILHOSA que eu descobri recentemente dar um recadinho porque, olha, ela sabe o que fala.



E obviamente existem MUITOS outros. O dia da consciência negra não é apenas “mais um dia pra ficar em casa”, é o dia em celebramos mais um passo para a liberdade, celebramos a memória de todos que morreram e exaltaram nossa luta, de todos que gritaram “CHEGA DE ESCRAVIDÃO, CHEGA DE PRECONCEITO”. É o dia em que nós celebramos os poucos passos que demos dos muitos que ainda faltam para finalmente ser LIVRES. E não venha com essa de “mas a escravidão já acabou” porque a escravidão pelo preconceito, pela sociedade, pelo “seu nariz é muito grande”, pelo “seu cabelo parece palha de aço”, pelo “guarda o celular porque tem um negro vindo”, essa infelizmente ainda está MUITO viva. Então eu vivo dizendo para as pessoas terem orgulho de serem quem elas são, porque eu tenho muito orgulho de ser preta, filha de balconista e carreteiro, do nariz de batata e cabelo duro. Ué, mas você não alisa? Alisar meu cabelo não tira nem 1% do orgulho das minhas raízes. E é por isso que eu exalto essas pessoas acima, por exaltarem a igualdade. E digo que quando o mundo puder aceitar que a indiferença existe e que ela precisa ser superada, quando esse simples ato for feito, a conscientização da realidade, ai sim, estaremos dando mais um passo dessa jornada.

0 Comentários