Lumusiando

Um blog que tem como objetivo iluminar vidas

5 dicas para uma vida mais saudável

Pixabay

Olá amores, como estão?!
Eu sempre quis levar uma vida mais saudável, mas sempre que eu penso em vida saudável parece que é algo muito difícil de fazer e que às vezes da uma preguiça né?! Parece que ou a gente muda de uma vez só ou não muda nunca. Olha que mito. Nossa rotina é trabalhada aos poucos, quando você começa a fazer uma coisa todos os dias, mesmo que em doses pequenas, a gente se acostuma e quando vai ver já tá fazendo sozinha.
 Pois foi pensando nisso que eu resolvi fazer esse post para incentivar a vocês, e a mim, a seguir uma vida mais saudável porque isso é bem importante e não da pra descuidar da saúde. E o melhor é que essas dicas são bem tranquilas e aos poucos vocês vão sentir a diferença. Então aqui vão cinco dicas para ter uma vida mais saudável e alguns aplicativos que podem ajudar também (pra conhecer é só clicar no nome do aplicativo, os links são para Android, mas tem versões para IOS também, e todos são grátis):

1 – Durma bem
Meio óbvio, mas não tem meio melhor de começar o dia do que após uma boa noite de sono, dormir bem é importante para sua saúde física e mental. Tomar um banho quente, não mexer no celular (eu sei que é difícil) e não tomar café ou chás que te ajudem a ficar acordada antes de dormir ajudam muito na hora do sono. Se você, assim como eu, tem algumas ansiedades antes de dormir, escrever o que ta te incomodando e jogar fora ajuda muito a aliviar esse estresse.
Dica de aplicativo: A luz do nosso celular ajuda na insônia, pois ela pode interromper a produção de melatonina, que ajuda a dormir. Por isso se você tem realmente algo muito importante para fazer no celular você pode ativar o modo noturno que há na maioria dos celulares, caso seu celular não tenha há aplicativos como o Filtro de Luz Azul, ele permite que você adapte a coloração da sua tela de acordo com a luz do ambiente que você esta, ajudando a descansar os olhos e dormir melhor.

2 – Beba água
São necessários, no mínimo, 2 litros de água para manter seu corpo hidratado por um dia. Sabe quando você tá em casa e sua garganta fica seca? Então, no lugar de tomar um copo de suco, tome um copo de água. A água ajuda a prevenir problemas de saúde além de ajudar o corpo a funcionar melhor.
Dica de aplicativo: Tem aplicativos que servem para lembrar a pessoa de beber água, pode parecer uma bobeira, mas pra quem tem a vida corrida ele ajuda muito. Há aplicativos como o Beba Água, que tem muitas funções.

3 –Pratique um exercício
Metade das pessoas desanimaram ao ler essa palavra. Acontece que praticar exercícios é mais fácil do que parece. Se onde você trabalha/estuda tem escada, passe a usa-las no lugar do elevador, se chegou em casa mais cedo faça uma caminhada de 20 minutos. Exercícios não são necessariamente ir para academia (se puder, recomendo), movimentar seu corpo, por 20 minutos que seja, vai fazer uma diferença enorme.
Dica de aplicativo: Se você, assim como eu, não é muito fã de sair de casa, há aplicativos como o Desafio 30 Dias Fitness - Exercícios em Casa, ele te dá uma bateria de exercícios que você pode fazer em casa e que não levam muito tempo, mas que tem um resultado ótimo.

4 – Comer, comer
Claro que a nossa alimentação vai entrar aqui, comer alimentos de origem orgânica são ótimos por vários motivos. Alimentos industrializados tendem a ter muito sódio ou açúcar, que em excesso só causam preguiça, há alimentos naturais que podem te dar muita energia durante o dia e podem te ajudar a dormir a noite. Ir a uma nutricionista para receber uma dieta de acordo com suas necessidades é muito importante, não só pra quem está tentando entrar em forma (seja para mais ou menos peso), e esqueça essa ideia de que fome ajuda a emagrecer porque esse é um dos piores mitos. Quando deixamos de comer por muito tempo o nosso metabolismo fica desacelerado, tornando o emagrecimento muito mais difícil.
Dica de aplicativo: Aplicativos como o Meu Orientador de Dieta são ótimos. Esse em especial já tem a contagem de copos de água por dia além de te ajudar a balancear sua dieta.

5 – O cérebro não é um musculo, mas precisa exercitar  
Estimular seu cérebro é uma ótima forma de ser saudável, pois se ele estiver lento, o corpo todo fica. Sabe aqueles jogos da memória que você brincava quando era criança? Trás de volta. Ler, jogar, procurar um artigo novo na internet sobre algo que você não conhece, escovar os dentes com a mão não-dominante, aprenda a tocar um instrumento ou a falar uma língua nova, faz aquela conta de cabeça mesmo que dure duas horas; são coisas pequenas, mas que ajudam muito. Exercitar nosso cérebro é importante para que nosso corpo fique mais ativo, então não perca tempo viu? Umas palavras cruzadas são ótimas também.
Dica de aplicativo: Skillz é um aplicativo com desafios para o cérebro que são ótimos. Há também jogos como o Loop ou o 2048 que podem ajudar muito na hora de resolver problemas lógicos.

Bom minha luzes, espero que gostem das dicas. Claro que há muitas outras coisas que você pode fazer para melhorar sua forma de viver, o importante é ir aos pouquinhos e ter força de vontade viu?!
E você tem alguma dica? Algum hábito que vocês adotaram e que ajudou vocês nessa jornada? Se sim é só deixar aqui embaixo que eu vou adorar ler viu?!
Se você quiser ser mais organizado é só clicar aqui para ler um post especial sobre isso.

Beijão!

2 Comentários

Postar um comentário