Lumusiando

Um blog que tem como objetivo iluminar vidas

Pequenos detalhes

Lumusiando
Imagem por: Free-Photo 


Durante essa quarentena eu venho refletindo bastante (talvez muito) sobre as coisas simples da vida e como só valorizamos elas quando percebemos o quão importante elas são.
Eu sempre fui de dar valor a gestos simples, principalmente porque eu sou uma pessoa de gestos simples. Eu dificilmente falo “eu te amo”, geralmente eu falo “quando chegar me avisa”, “vi tal coisa e lembrei de ti”, ou coisas desse tipo; e, talvez por isso, eu valorizo muito os pequenos gestos também, sabe aqueles espontâneos que a pessoa faz tão natural que ela nem percebe o quanto isso é importante? Então, essas pequenas (mas grandes) coisas sempre deixam meu coração quentinho.
Nessa quarentena, porém, esses pequenos gestos estão ganhando uma importância muito maior, porque tem sido a principal forma de você receber carinho e de demonstrar carinho. E algo que tem sido extremamente importante é o contato com meus amigos, a forma como estamos sempre fazendo chamadas de vídeo, jogando juntos online, estudando juntos, tentando manter o contato sempre de forma a parecer que não estamos tão longe assim. Porque até para uma pessoa reclusa como eu que não curte sair muito, a convivência com eles sempre foi uma parte muito importante para mim (e acredito que seja para todo mundo).
Eu não consigo expressar como me sinto grata vendo a Mylena me marcando em memes no Instagram, ou a Ana Clara me mandando músicas, ou Matheus me mandando mensagens engraçadas no meio da aula onde os dois estão perdidos, ou quando algum dos meus outros amigos lembram de mim de alguma forma. Acho interessante ver como as coisas são a distância porque elas fazem a gente perceber que nossos amigos são realmente nossos amigos sabe? Como a gente se entende e respeita, respeita o momento de cada um, o que cada um está sentindo e isso acaba fazendo a amizade ficar ainda mais forte.
São coisas simples, pequenos detalhes, que vão mostrando como a amizade daquela pessoa é importante e sincera, como a presença daquela pessoa te traz paz, e eu acho isso importante demais. É indicar um filme ou uma série (obrigada Felipe que não satisfeito em me viciar em Star Wars, também me viciou em Clone Wars), jogar UNO de madrugada, chamar para fazer um curso, mandar memes, fazer chamadas de vídeo sem motivos definidos (ou com motivos definidos que sempre se perdem no meio de vários assuntos que surgem), mandar algo que pode ajudar na matéria que estão estudando; acho que na situação que estamos vivendo todo sinal de afeto e carinho deve ser compartilhado e apreciado (e quando essa situação acabar também).
Um simples “Como você está?” pode ajudar muito quando a gente tem muita coisa na mente, colocar para fora, desabafar e saber que vai receber acolhimento e apoio de volta são coisas extremamente importantes; principalmente porque estamos vivendo em uma situação que tem um clima muito pesado, com consequências muito pesadas e que com certeza deixa a gente com um certo medo. Nós sabemos que o futuro é incerto, mas a incerteza sobre o futuro do mundo acaba pesando mais do que a incerteza certa que sempre tivemos sobre o nosso futuro pessoal. Por isso eu sempre vou exaltar a importância de ter alguém com quem você se sinta à vontade para conversar, sobre o assunto que for (sempre se respeitando, claro).
Então hoje eu estou aqui para dizer que se você ainda não fez uma chamada de vídeo com seus amigos, faça, liga para alguém da sua família que está longe, envia uns memes engraçados aleatoriamente para as pessoas (com senso, sempre), combina de fazer curso juntos, chama para conversar sério quando precisar; mas procure não se isolar de tudo, isso pode fazer muito mal e dificultar muito a vivência desse momento. Eu não sei vocês, mas eu e meus amigos já fizemos tantos planos para quando a quarentena acabar que eu, sinceramente, não sei como vamos administrar nosso tempo para realizar isso tudo, mas eu sei que vamos realizar cada um desses planos. E é essa fé de que as coisas vão melhorar que vai nos fazer seguir em frente e passar por tudo isso.
Por ser um momento de energia pesada é normal se sentir com medo, ansioso, frustrado e pensar demais em coisas que você não pensava antes, se questionar é algo que vai acontecer; por isso essa amizade, esse contato, esse carinho é tão importante, porque é isso que nos lembrar de que mesmo separados, não estamos sozinhos. O momento é de, mais do que nunca, pensar no coletivo cuidando de você e dos que estão a sua volta (fisicamente ou não), pois ajudando o outro que ajuda o outro e que ajuda o outro nós acabamos cuidando de todo mundo.
Beijão!

 *Espero que estejam todos bem, se protegendo e envio muita energia positiva. Caso eu possa ajudar em algo (nem que seja um meme idiota) é só me falar, ok?!

41 Comentários

Postar um comentário

  1. Ah! Que texto acalentador para a noite dessa sexta-feira! Obrigado.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito feliz em saber se sentiu bem lendo.
      Beijão!

      Excluir
  2. Eu tenho orgulho da mulher que você está se tornando!

    ResponderExcluir
  3. Melhor amiga da Madusábado, abril 25, 2020

    Você é incrível 0 defeitos

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria Eduarda,
    Um texto positivo, uma palavra amiga é muito bem vinda nesse momento. Obrigada. ♥
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alessandra!
      Muito grata por saber que consegui transmitir algo bom para ti.
      Beijão!

      Excluir
  5. own que alento ao coração seu texto nesse tempo que estamos precisando tanto nos unir e pensar no bem do proximo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito feliz em saber que gostou xuxu, de fato são momentos em que mais do que nunca precisamos de um carinho né?
      Beijão!

      Excluir
  6. Olá, Maria Eduarda.
    Espero que isso tudo acabe sendo um aprendizado para todos nós e que realmente possamos mudar algumas atitudes nossas do dia a dia que agora estamos vendo como fazem falta. Ótima reflexão.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil!
      De fato precisamos mais do que nunca rever nossas atitudes quanto aos outros e quanto ao mundo. Feliz em saber que gostou.
      Beijão!

      Excluir
  7. Lindo esse texto... Falei também de alguns sentimentos que tenho tendo durante esse período. Dias melhores, dias piores, mas vamos nos cuidando. Tudo de bom pra ti.

    Beijos!
    Neila Bahia ♥️
    neilabahia.com | @neilabahia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Feliz que tenha gostado. Conversar sobre os sentimentos é muito importante, né?!
      Beijão!

      Excluir
  8. Adorei o texto! Sua mensagem é muito bem vinda nessa situação que todos estamos vivendo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #SorteiodaAmizade no twitter; três livros, um ganhador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Grata em saber que gostou e feliz em saber que a mensagem foi bem recebida aí.
      Beijão!

      Excluir
  9. Que lindo texto!! Realmente nesse período que estamos vivendo todo os pequenos detalhes são valorizados, o bom é que vamos dar mais valor as coisas simples que antes não prestávamos atenção antes!!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Feliz em saber que gostou. Eu realmente espero que a partir de agora consigamos enxergar as coisas mais importantes.
      Beijão!

      Excluir
  10. Olá!
    Focar nas coisas simples, importantes cheias de significado para cada um de nós ajuda muito nesse momento de medo. É normal ter medo mas, precisamos cuidar para não virar algo pior e priorizar o que nos faz bem.
    Jogar UNO é ótimo hahahaha, distrai muito e passar várias tardes e noites montando um quebra cabeça gigante é excelente também rs
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa!
      Exatamente, não podemos deixar o pior nos consumir. E eu amo jogar UNO.
      Beijão!

      Excluir
  11. Que texto lindo.
    Nesse momento, um texto como o seu já dá um certo conforto.
    Eu também tenho mil planos para fazer quando tudo acabar.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Feliz em saber que meu texto te levou conforto.
      Beijão!

      Excluir
  12. Adoramos o texto, tão carinhoso <3
    Seguimos o blog adoramos o seu conteúdo
    Beijinhos :D, Damsel.me-Clique Aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, moças!
      Feliz em saber que gostaram tanto do post como do meu cantinho. Obrigada pelo carinho.
      Beijão!

      Excluir
  13. Tens toda a razão... Muito bonito o texto!
    Aproveito para desejar uma boa semana!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito feliz em saber que gostou.
      Beijão e boa semana para ti também.

      Excluir
  14. Que amor de texto, sério! ♥
    Eu li e deu um quentinho no coração saber que tenho amigos tão queridos e que mesmo em tempos assim nos mantemos juntos assim como você e seus amigos.
    É muito importante manter contato, falar sobre assuntos legais e não somente sobre o corona, dar risadas e ajudar uns aos outros.
    E sim, sempre fazer planos e manter a fé de que tudo isso vai passar e vai dar tudo certo! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito grata em saber que meu texto trouxe um sentimento bom pra ti.
      Os amigos são de extrema importância né?! Eu sou muito grata pelos meus também.
      Vamos sair disso juntos.
      Beijão!

      Excluir
  15. Concordo plenamente com vc, eu mesma sinto muita falta de pequenos detalhes da minha rotina. Mas, é em momentos difíceis como esse que a gente é testado e percebe o quanto as pessoas a nossa volta são importantes. Ainda bem que temos a tecnologia para nos ajudar a manter contato, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu também sinto muita saudades de umas coisinhas simples que eu fazia, mas vamos seguindo em frente né?!
      Beijão!

      Excluir
  16. Uau, que texto, é uma daquelas escritas que aquecem o coração. Estou apreciando muito os pequenos detalhes nesse período, incrível como coisas simples tem nos feito tanta falta, que a gente se lembre disso quando tudo voltar ao normal! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kaila!
      Feliz em saber que gostou, realmente a mudança de perspectiva muda as coisas né?!
      Beijão!

      Excluir
  17. Às vezes é preciso que haja algum período ou momento meio obscuro para que tenhamos alguns esclarecimentos, como enxergar o sol nascendo depois de uma longa madrugada. São tempos obscuros, mas, como eu costumo dizer, nada é, tudo está: existir é transmutar. Que saibamos aprender com o que a natureza tem para nos ensinar. A imagem do cachorro com o gato é linda. Um beijo, Maria, até! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ulisses!
      Seu comentário é um poema. concordo com tudo que disse, a mudança sempre é necessária e, falando como uma pessoa que ama olhar as estrelas, às vezes é no escuro que descobrimos as mais lindas e iluminadas coisas.
      Beijão!

      Excluir
  18. tambem já fiz mil planos com meus amigos sobre o pós quarentena, até com minhas primas de 11 anos! Mas no fundo fico com medo de demorar muito ou o mundo mudar muito e nao ter como realizar os planos :c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O medo sempre vai estar presente, sendo bem sincera, acho que é o medo que vem nos mantendo vivos nessas situação pois nos tornamos mais cautelosos e cuidadosos. Mas não podemos deixar o medo tomar conta da nossa esperança. Tenho certeza que logo você estará se divertindo com seus amigos e com suas primas, te mando muito carinho.
      Beijão!

      Excluir
  19. Essa quarentena revelou pra mim quem realmente vale a pena e quem era "do Paraguai". E quanto aos bons, eu tenho guardado no meu coração e dado mais carinho e atenção. É tão fácil dar atenção a tudo e a todos e ao fazer isso muitas vezes acabamos dando valor à coisas que não tem nada a ver com a gente. Ou pessoas que falam conosco porque estão entediadas. Só porque a gente recebe uma notificação de alguém, isso não quer dizer que eles se importam conosco da mesma maneira como amigos de verdade o fazem.

    Gostei da reflexão que esse post trouxe!
    Beijão!

    www.lolahurricane.blogspot.com


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Concordo com tudo que disse, às vezes é necessário dar atenção ao que realmente merece atenção, não é mesmo?!
      Beijão!

      Excluir
  20. Senti uma paz tão grande lendo seu texto e meu coração ficou "quentinho", como você diz. Quanto talento para escrever! Principalmente, sobre esse tema. Detalhes. O que realmente merece a nossa atençao?

    Um beijo!
    https://claraaoliveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito grata lendo seu comentário, obrigada pelo carinho.
      Acho que tudo que nos faz melhor merece nossa atenção.
      Beijão!

      Excluir