É inverno, mas você não é um urso

Por - 10.7.18



Oh My Disney
Imagem: Oh My Disney


Olá amores, como estão?
Então estamos no inverno, ta frio, ta dando mais preguiça de acordar cedo e ta dando fome. Bom não é exatamente fome, só sei que, pra mim, parece que se eu fico meia hora sem fazer nada me da vontade de comer algo, talvez seja meu corpo entrando em estado de hibernação, talvez seja o tédio, ou só eu querendo comer o tempo todo, fato é que no inverno eu definitivamente como mais.
Sim, existe uma explicação para isso, como explica a nutróloga Ana Luisa Vilela neste trecho da entrevista que deu ao site da revista Viva Saúde: “O gasto energético nessa época do ano é maior, já que o organismo se esforça mais para manter a temperatura corporal estável. Esse aumento de apetite é uma resposta do corpo que solicita mais energia, e a resposta disso é a ingestão de mais alimentos que, muitas vezes, são mais calóricos”.
E foi pensando nisso que resolvi trazer algumas dicas para vocês que, assim como eu, tendem a se alimentar mais nesse tempinho frio que pede um brigadeiro assistindo filme embaixo das cobertas,(coisa que e gente não deve fazer sempre, vamos cuidar da saúde né) então vamos as dicas:

1 – Beba água:
Sério mesmo, a gente tem o costume de consumir muito líquido nos meses mais quentes do ano porque sentimos uma grande necessidade de se hidratar e/ou refrescar no calor, mas quando começa a fazer um pouquinho de frio já deixamos a água de lado e substituímos por algo mais gorduroso (como um chocolate quente maravilhoso).  Tente ao máximo lembrar-se de tomar água durante o dia, a água ajuda na sensação de saciedade além de ser essencial para uma vida saudável.

2 – Continue com seus exercícios físicos:
Como diz o titulo: você não é um urso, não precisa hibernar no inverno. Eu sei que é péssimo criar animo para fazer exercícios nesse frio, acredite eu sei. Mas é principalmente por nosso corpo tender a produzir mais energia para manter nossa temperatura que nosso metabolismo fica muito mais acelerado nesse tipo de clima fazendo com que você queime quase 10% mais calorias durante os exercícios. Manter a sua rotina de atividades físicas vai te ajudar a manter sua rotina, te manter ativo, além de te esquentar um pouquinho mais.

3 – Uma bebida quente sempre cai bem, mas:
Sim, este tempo pede uma bebida quentinha, mas nem por isso ela precisa ser muito gordurosa. Lembre-se que há uma grande diversidade de chás e cafés esperando para que você os descubra; e caso não consiga resistir a um chocolate quente procure alternativas mais “light” que não usem tanto tipo de gordura industrializada. Se você quiser fazer um chocolate quente, por exemplo, tente usar um leite desnatado ou um chocolate em pó que não seja achocolatado (eles costumam já ter açúcar misturados e você provavelmente vai colocar mais).  

4 – Deixe as massas só para ocasiões especiais:
Eu sou PÉSSIMA em seguir esse passo, mas estou tentando. Sei que nesse frio fazer uma massa, ou comer um pão quentinho é simplesmente divino. Mas sabemos que farinha branca não é algo muito bom de consumir, principalmente em excesso. Uma boa alternativa para consumir massas é tentar usar massas integrais, pois elas dão maior sensação de saciedade além de agregarem mais nutrientes à alimentação. No caso dos molhos, evite molhos com derivados de leite, coisas que levam creme de leite e queijo, por exemplo (foca no molho de tomate, se puder ser caseiro melhor ainda).  

5 – O mesmo vale para as sopas:
Nesta época do ano elas voltam com tudo (maravilhosas, eu amo) e precisamos ter cuidado com elas. SOPA CASEIRA É RAINHA, evite aquela que é só colocar na panela e esperar, escolha seus legumes (não é recomendado mais de quatro, lembre-se que tudo em excesso faz mal, TUDO), evite colocar creme de leite para engrossar, há alternativas como o farelo de milho, por exemplo. Há sites que dão ótimas receitas de sopas baratas, gostosas e que não são gordurosas, vale a pena pesquisar afinal além de deliciosas elas alimentam bem e nos aquecem.

6 – Não é pra passar vontade:
Tem muita tentação e não precisa resistir a todas, o importante é saber se controlar. Tem certos alimentos como chocolate que quando a gente começa a comer não quer parar mais. O importante é saber equilibrar uma coisa com a outra, deu vontade de comer um chocolate, coma, mas um pedacinho, não precisa ir a barra toda (e isso vale em qualquer estação do ano).

7 – Saiba diferenciar fome de tédio:
É comum ter vontade de comer algo quando se está sem muito o que fazer, mas não se deixe levar por esse desejo obscuro. Beber água é algo que nos ajuda a distinguir quando estamos com fome ou não, já que a água nos dá sensação de saciedade. Outra forma de não ficar comendo compulsivamente é fazer algo, procurar um hobby, assistir um filme, e caso não tenha nada para fazer, beba água.

Então amores, espero que tenham gostado do post, que possam usar essas dicas para enfrentar ou aproveitar esse friozinho. Se tiverem alguma dica de como não virar um buraco negro engolindo tudo nesse inverno podem deixar aqui que eu vou amar saber viu?!

Beijão! 

Você também pode se interessar por:

6 comentários

  1. Amei as dicas! Eu como muito nesse frio!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei as dicas. Eu sou mestre em "ah que tédio, vou comer", mas quero parar com isso! E para sair disso, procuro estar sempre lendo um bom livro <3, hahah.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Mô.
      A melhor forma de distrair é ler, haha. Definitivamente uma dica sensacional.

      Beijão!

      Excluir
  3. Realmente, precisamos nos policiar durante o inverno senão ganharemos uma surpresa nada agradável quando o verão chegar!!! E essas dicas são fundamentais para nós levarmos essa estação numa boa.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir