Lumusiando

Um blog que tem como objetivo iluminar vidas

Thank U, Next

Lumusiando
Imagem por: Milada Vigerova 

Se posso resumir o ano de 2019 em uma palavra seria: aprendizado.
Não foi um aprendizado legal, daquele que você aprende se divertindo, em que você gosta de perceber que está aprendendo as coisas. Foi um aprendizado um pouco forçado e bem pesado, daquele em que você se sente extremamente cansado após cada lição aprendida, em que depois de um dia de aula você só quer ficar no nível Harry Potter: no seu quarto, sem fazer barulho e fingindo que não existe.
Eu sinto que esse ano foi um daqueles anos que quando acabou a maioria das pessoas olhou para cima e falou “ACABOU”, respirando fundo de alívio, porque ninguém aguentava mais. Admito que terminei esse ano cansada fisicamente, psicologicamente, socialmente e até de formas para as quais ainda não foram criados termos para nomear. Porém, como eu disse no começo do texto, 2019 foi um ano de aprendizado e, por isso, resolvi compartilhar com vocês as lições mais importantes que estou levando comigo:

1 – VOCÊ PRECISA SE CONHECER, É SÉRIO.
Se teve algo que me ajudou muito neste ano foi praticar o meu auto conhecimento, isso já era algo que eu queria implementar na minha vida há muito tempo e consegui fazer isso me deixou muito feliz. Uma coisa que fiz desde, literalmente, o primeiro dia de 2019 foi (geralmente no final da noite) conversar comigo sobre o meu dia, sobre as minhas atitudes e sobre o que aconteceu; tentar descobrir o que me incomodou em cada situação, o que me agradou, como me senti em determinado momento e conversar sobre o que senti. Foi basicamente eu conversando comigo para descobrir o que me agrada e o que não me agrada, o que eu precisava priorizar no momento, quem eu deveria trabalhar mais meu relacionamento e quem eu já deveria ter cortado contato a muito tempo. 
Trabalhar o meu autoconhecimento me ajudou a descobrir coisas sobre mim que eu ainda não conhecia, me ajudou a ver certas coisas com mais clareza, me ajudou a ter mais compaixão comigo nos momentos certos e a saber quando eu precisava me esforçar mais. Trabalhar todo dia, de pouquinho em pouquinho, para não ultrapassar meus limites, superar meus medos e seguir em frente, foi sem dúvidas o maior ensinamento que eu tive.

2 - A PRIMEIRA PESSOA A QUEM VOCÊ DEVE RECORRER QUANDO ALGO DE ERRADO ACONTECER É VOCÊ MESMO.
Era algo que eu já sabia, mas que ficou extremamente nítido este ano. Não dá para querer a ajuda dos outros se você não tentar se ajudar primeiro. Coloquei essa lição como número dois porque ela é uma consequência da lição um, conversando comigo eu aprendi a ter paciência para observar os problemas que eu encontrava e assim, na maioria das vezes, depois de analisar o problema eu percebia que conseguia resolver ele sozinha. Não estou dizendo que eu resolvi todos os problemas que encontrei esse ano sozinha, estou dizendo que, ao analisar melhor a situação, as variáveis ficavam mais claras e assim eu sabia que atitude tomar, sozinha ou com a ajuda de alguém. Acho que quando a gente está cansado, tudo fica pior; nossa cabeça cansada tende a fazer uma formiga parecer uma cobra de cinco metros pelo simples fato de não querer lidar com mais um problema, o desespero de pensar “mais uma coisa para resolver” já consegue piorar muito uma situação que nem é tão ruim assim.
Claro que o desgaste emocional de estar sempre resolvendo problemas é algo sério e que merece muita atenção, e é exatamente por isso que conversar ajuda. As vezes eu tinha um problema que parecia sem solução, que não havia escapatória, e depois de me acalmar (às vezes dar uma ignorada de dez minutos) e pensar um pouquinho com mais calma eu percebia que era algo simples (ou talvez não tão simples, mas que não era tão ruim assim). E isso de parar e pensar antes de surtar me ensinou a lição número três.

3 – DÊ TEMPO AO TEMPO, POR FAVOR.
Eu sou uma pessoa extremamente agitada que quer sempre resolver tudo rápido, e foi aí que o ano começou a rir da minha linda face de princesa. Esse ano eu aprendi a dar o tempo necessário para que as coisas se resolvessem porque, assim como eu, tudo precisa de um tempo para desenvolver algo. Eu aprendi a entender o tempo que as coisas levam para acontecer, aprendi a ter paciência com o tempo que eu levo para conseguir certas coisas, aprendi a, literalmente, dar tempo ao tempo. Por ser uma pessoa extremamente racional eu tenho tendência a resolver as coisas muito rapidamente e, por isso, aprender a manter a calma e esperar as coisas acontecerem naturalmente me ajudou muito em certas situações que passei este ano, foi aprender a ter paciência com o tempo e ter paciência comigo.

4 – NÃO DUVIDAR MIM.
Uma coisa que eu insisti esse ano em fazer foi a não me auto sabotar. Eu tinha a mania horrorosa de sempre me culpar quando algo dava errado ou de, pior ainda, já prever que eu ia fazer algo de errado antes mesmo das coisas acontecerem. Eu literalmente me diminuía quando não conseguia algo que, na maioria das vezes, nem estava no meu controle; e em 2019 eu me fiz acreditar em mim. E não estou falando de me tornar uma pessoa mesquinha e egocêntrica, estou falando em aceitar quem eu sou, acreditar no meu potencial e seguir firme comigo, mesmo nos momentos difíceis. Estou dizendo de não deixar o medo me impedir de fazer as coisas, de não deixar que a minha ansiedade me fizesse acreditar que eu não era capaz e que eu não ia conseguir; é sobre me olhar no espelho todo dia e elogiar a mulher que me torno todo dia, me parabenizando pelos erros e pelos acertos (afinal, se eu errei foi porque eu tentei).

5 – NÃO TENTAR CONTROLAR O MUNDO, APROVEITAR O RITMO DELE.
Novamente, mais um ensinamento sobre paciência (na verdade estou começando a achar que essa é a palavra do ano, paciência). Este ano eu tentei ser o mais calma possível, deixar as coisas acontecerem como tinham que acontecer e, mais importante, não deixar de viver coisas por conta do medo. Eu tentei ser uma pessoa leve, não levar preocupações e estresses desnecessário para dentro de mim, tentei ser o mais aberta possível a novas experiências (sem me colocar em situações desconfortáveis, claro), tentei ser mais firme com meus princípios tendo sempre a mente aberta para aprender novo. Sendo bem sincera acho que essa foi a maior mudança do ano que passou, eu comecei a aproveitar mais as coisas sem ficar com outras duzentas na cabeça (tentando reduzir esse número para 198, mas fé que a gente consegue), eu fiz novas amizades, consegui ser mais aberta com as que eu já tenho (Ana Clara, Mylena e Mari, verdadeiras guerreiras), conheci pessoas incríveis, eu até assisti toda a franquia de Star Wars (incluindo o último lançamento, Felipe e Mari podem ficar orgulhosos, recomendo para todo mundo, é bom de verdade). Acho que a maior lição que vou levar de 2019 é, como diria o poeta contemporâneo Zeca Pagodinho, “deixa a vida me levar”, mas com a gente entrando em consenso sobre a velocidade.



Bom meus amores, espero que tenham gostado.
Nesse finalzinho de ano eu dei uma sumidinha daqui porque o desgaste emocional do final de semestre realmente acabou comigo e eu precisava dar uma organizada nos pensamentos e nos planos. Tenho muitas coisas legais para 2020 e espero conseguir cumprir com tudo; prometo tentar ser bem mais ativa aqui no blog e trazer conteúdos bem legais para vocês (inclusive o blog está com uma carinha nova e eu estou amando esse quase eclipse).
Agradeço muito a compreensão e o apoio que vocês me deram em 2019, agradeço o carinho e todos os incentivos. Espero manter essa relação maravilhosa que temos em 2020 e por muito mais tempo.
E, por favor, me digam aqui embaixo se 2019 lhes ensinou algo, se vocês passaram a virada do ano bem e se tem alguma dica para dar nesse novo ano que se inicia. Eu vou amar ler.
Beijão!

42 Comentários

Postar um comentário

  1. Oi, Duda! Eu sinto o mesmo que você. 2019 foi um ano bem intenso, eu aprendi muita coisa mas também quebrei muita a cara, mas a maior coisa que aprendi é que não posso mais colocar os meus sonhos e desejos nas pessoas, somente em mim mesma. Ter isso jogado na minha cara foi doloroso, mas extremamente necessário. Ainda tô aprendendo mas aos poucos a ficha cai e a gente entende.
    Sinto que 2020 será um ano de grande mudanças e aprendizados, mas bons. Espero que para nós seja assim!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mika!
      Eu também tive que aprender essa lição de uma forma bem difícil, mas foi necessário.
      Tomara que 2020 nos traga muita luz.
      Beijão!

      Excluir
  2. 2019 foi louco pra todo mundo.. a vida mostrou O TEMPO TODO o quão rara ela é.. por isso foi de muitos aprendizados.. eu aprendi muito e quero usar todas as lições que ele deixou para que 2020 seja muito melhor... feliz ano novo

    beijos,
    Nat - Blog Modelando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Siiim, fomos o tempo todo lembrados de como certas coisas são importantes.
      Te desejo um 2020 cheio de luz.
      Beijão!

      Excluir
  3. Item dois: maior verdade não existe.
    Lindo post!


    안녕하세요!
    Que tal conhecer o meu cantinho? Te encontro lá, hein?!
    Meu Baú de Estrelas

    ResponderExcluir
  4. mt bacana esse post, realmente 2019 foi um ano de mt aprendizado, gostei mt de ver tds essas lições super importantes que vc tirou do ano e que venha ainda mais agora em 2020

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lívia!
      Fico muito feliz em saber que gostou, te desejo um 2020 cheio de luz.
      Beijão!

      Excluir
  5. wow, Happy New Year! I follow you on gfc #67 , follow back?

    https://bubasworld.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Espero que 2020 seja um ano muito bom pra você.
    Se conhecer é fundamental.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  7. Muitos dos seus aprendizados são metas para mim em 2020 ahuahua, fico feliz que tenha aprendido tanto e que tenha se conhecido mais! É muito doido como ninguém nos diz que a vida melhora quando passamos a nos conhecer e a nos tratar como se fôssemos duas pessoas: o eu interior e o eu exterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna!
      Estou na torcida para que consiga conquista-los. Pois é menina, isso foi algo que mudou muito a minha vida e é um conselho que dou a todos. Um 2020 muito iluminado para ti.
      Beijão!

      Excluir
  8. Olá, Maria Eduarda.
    O ano foi dificil para mim também. mas o importante é isso, aprender o que a vida tem a nos ensinar com o revezes. Espero que 2020 seja um ano maravilhoso para nós todas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil!
      É um eterno aprendizado, não é mesmo? Te desejo um 2020 cheio de luz.
      Beijão!

      Excluir
  9. Uma aquariana? Talvez por isso agitada! Hehe. Eu sou geminiano, somos do ar e acho que te compreendo um pouco. Sou vegetariano também. Creio que temos algumas coisas em conum. Aprender nem sempre é simples, na verdade muitas vezes não é, mas é necessário todo dia, o que quer que seja, ou então que vire um cogumelo, uma caixa fechada! Espero que este seja um bom ano para ti! Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Aquariana sim, parada nunca, hahaha. Muito feliz em saber que temos coisas em comum, já me sinto mais próxima de ti. Se abrir para novos aprendizados é sempre importante, e eu amo aprender coisas novas.
      Um ano com muita luz pra ti.
      Beijão!

      Excluir
  10. Amei seu post. 2019 não foi um ano fácil, acredito que para ninguém. Foi um ano que exigiu muita força, muita coragem e vontade de seguir em frente. Concordo com você em cada tópico, quando a gente se conhece, a vida fica mais fácil, porque a gente sabe exatamente qual é nossa vontade, força e posicionamento diante das situações. ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kaila!
      Fico muito feliz que tenha gostado. De fato, foi um ano que veio para mostrar toda a força desconhecida que temos. Que 2020 seja mais fácil e com muito mais luz para nós.
      Beijão!

      Excluir
  11. Muito legal, muitos ensinamentos!
    Aprender a se conhecer, ter paciência... não é nada fácil, mas com calma e aos poucos a gente consegue!
    Feliz Ano Novo! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz me saber que gostou. De fato não foram ensinamentos fáceis, mas valeram a pena.
      Feliz ano novo, muita luz pra ti ♥
      Beijão!

      Excluir
  12. Sim, concordo plenamente. 2019 foi um ano de aprendizado e cansativo.
    Também sou muito racional e nem me fale... dar tampo ao tempo é extremamente difícil pra mim. Eu gosto de ter tudo sobre controle, mas tá aí um dos meus aprendizados também, nem tudo está sob meu controle, é como vc diz, tem que aproveitar o ritmo do mundo, eu não posso fazer nada quanto a isso, e tá tudo bem.
    Gostei muito do seu post e me identifiquei bastante com ele.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Menina, esse ensinamento veio de uma forma tão inesperada que eu quase surtei, hahaha; mas valeu a pena. Muito feliz em saber que gostou xuxu.
      Beijão!

      Excluir
  13. Olá! Sobre o número 2, é fundamental. Acabei de compartilhar na minha casinha virtual o que quase poderia ter acontecido comigo se não tivesse ouvido a minha intuição. Esse negócio de auto conhecimento não é modismo como muitos pensam. É real. E se a gente não investir na gente, ficaremos frustrados esperando os outros nos dá o que não nos damos.

    Grande abraço!

    www.lolahurricane.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oii Duda, esse ano de 2019 foi bem intenso em diversos sentidos. Realmente, quando ele acabou, muitas pessoas se sentiram aliviadas. Esse ano eu surtei muito, realmente. E de todas as coisas que você falou, a principal delas que eu preciso pôr em prática é não duvidar de mim mesma. Por que, se nós mesmos não acreditamos em nós,como prosseguir? Assim como você, também preciso me conhecer mais esse ano de 2020.
    Te desejo coisas incríveis nesse novo ano.
    Beijos
    https://blog-apaixonadaporpalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lara!
      Olha só, mais um que surtou, bate aqui, hahaha. Olha, esse foi o maior desafio que eu tive esse ano, ele realmente me colocou a prova e é algo que eu trabalho todo dia. Torcendo para ti.
      Muita luz para ti nesse ano.
      Beijão!

      Excluir
  15. Amei seu post, cada ano é diferente do outro as fases mudam e nós mudamos junto. Com o tempo a gente aprende que cada coisa tem seu tempo para acontecer. Amei seu post e é bem isso que você falou.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz em saber que gostou. Siiim, estamos sempre em constante transformação, e elas são sempre importantes, né?!
      Beijão!

      Excluir
  16. Preciso levar essas dicas suas para a vida. Terminei 2019 como você e até agora estou me sentindo um pouco esgotada e torcendo para que 2020 seja um ano de coisas boas.

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      2020 vai ser melhor sim, tenho fé. Espero que consiga e perceba a pessoa maravilhosa que é. Que seu 2020 seja repleto de luz.
      Beijão!

      Excluir
  17. 2019 também foi pra mim um ano muito desgastante, porém enfrentei barreiras que nunca pensei que conseguiria, foi um ano cheio de desafios uns vencidos e outros não até que meu psicológico ficou cada vez mais abalado! Enfim, estamos em um novo ano, espero que 2020 nos traga novos propósitos e que seja um ano de fortalecimento! :)

    http://primaveraagridoce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna!
      Muito feliz em saber que conseguiu superar suas barreiras, sua força é linda. Torcendo para que seu 2020 seja mais leve e repleto de luz.
      Beijão!

      Excluir
  18. Oi Duda, nossa eu realmente nem sei o que dizer, nunca me senti tão representada. Sinto que 2019 foi um ano de reflexão, seja sobre amizades, família, conhecimento, TUDO! E como você disse, a palavra do ano foi realmente paciência, adorei o texto. Beijos!

    https://escrevendoerabiscando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rebeca!
      Fico feliz que tenha gostado, de fato foi um ano de esclarecimentos e de aprendizado.
      Beijão!

      Excluir
  19. Eu também resumiria meu 2019 em aprendizado, reflexão e paciência. Não foi um ano fácil, mas me fortaleceu.

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O importante é isso, estarmos sempre mais fortes.
      Beijão!

      Excluir
  20. Duda, aconteceu muita coisa comigo esse ano e realmente algo que estou me policiando desde o final do ano passado é dar tempo ao tempo
    É difícil, né?
    Mas vamos seguindo, que tudo da certo
    Metade do meu ano foi mt mt dificil, entao nao quero ficar me magoando por coisas que eu realmente não preciso pra mim
    obrigada, 2019
    Olá 2020!
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pâm!
      Fico feliz em saber que está tirando coisas pesadas da sua vida, é muito difícil esperar o tempo agir, mas é necessário.
      Um 2020 muito iluminado para ti.
      Beijão!

      Excluir