Adaptando

Lumusiando
Imagem: Lumusiando

Olá amores, como estão?
Eu dei uma sumidinha por conta de todos esses eventos que estão acontecendo no mundo, essa epidemia que está aí e eu tive que me adaptar muito rápido sobre muita coisa e eu acredito que todos nós ainda estamos nos adaptando sobre isso tudo. Então eu achei que seria uma boa ideia compartilhar com vocês algumas coisas que estão me ajudando a manter o foco e a continuar produtiva nesse período.

1 – Faculdade:
Bom, para quem não sabe eu faço engenharia mecânica em um curso presencial, mas devido aos últimos acontecimentos minha faculdade está passando suas aulas na plataforma de EAD que ela possui, e esse tem sido um ponto de bastante aprendizado. Obviamente é uma mudança bem drástica no modo de aprendizado e tanto os alunos quanto os professores ainda estão se adaptando. Por isso as coisas que estão me ajudando muito é:
Tirar um tempo extra para estudar, de verdade, sentar e estudar. Como estou em casa é muito fácil que qualquer coisa me distraia ou que eu queira procrastinar demais, e ter a disciplina de sentar e estudar tem sido o ponto mais importante.
• Outra coisa que eu sempre fiz e que vem me ajudado muito é fazer resumos sobre as matérias, muita gente pode estranhar, mas como engenheiros, se nós não entendermos a teoria não conseguimos aplicar ela na prática; e esses resumos tem me ajudado muito na hora de me situar com as matérias.
• Vídeo aulas são simplesmente maravilhosas e podem tirar muitas dúvidas.

2 – Alimentação:
Eu tenho a péssima mania de confundir tédio com fome, e isso é algo que eu estou tendo que mudar muito porque como eu estou em casa e geralmente preciso de um tempo entre uma matéria e outra, geralmente eu como nesse momento. Por isso as providencias que eu estou tomando são:
• Beber mais água. Geralmente não estamos sentindo fome e sim sede, e a gente acaba confundindo e comendo; beber água, além de ser extremamente crucial para a nossa vida, é uma ótima forma de evitar comer em excesso.
• Ter o bom senso, se você almoçou ao meio dia você não pode estar com fome as uma da tarde, não faz o menor sentido.
• Dar tempo de sentir a comida te encher, se você comer muito rápido não vai se sentir saciado e vai acabar comendo mais do que o necessário. Acabou de comer? Espera uns dez minutinhos e vê se realmente tem necessidade de comer mais.

3 – Atividades físicas:
Nem de muito longe, tipo de marte, eu sou uma pessoa que se exercita muito. Tipo, não sou mesmo. Mas no meu dia-a-dia eu moro no centro da cidade onde eu faço minha faculdade e meu curso, e isso me dá o privilégio de ir a pé aos lugares, então todo dia eu gasto em média meia horas indo e voltando do meu curso + uma hora e quinze minutos indo e voltando a minha faculdade; o que é um exercício bem básico, mas que me mantem em movimento (isso sem contar as idas a outros lugares tipo o supermercado). Porém, como agora eu não tenho nenhum dos dois e estou o tempo inteiro em casa (na casa dos meus pais em outra cidade, não no meu apartamento), eu não estou fazendo nem essa caminhada básica, e isso é bem ruim porque, por mais simples que seja, meu corpo sente falta. O que eu estou fazendo para melhorar essa situação é:
• Eu não gosto de fazer atividades físicas tipo abdominais e essas coisas, mas eu amo dançar. Então todo dia de manhã eu danço umas músicas, ou assistindo vídeos ou da minha cabeça mesmo (ex-dançarina aqui) por pelo menos meia hora e isso já deixa meu corpo bem alegre,
• Se você quiser fazer exercícios específicos, tem muitos famosos fazendo lives dando aulas e tem muitos aplicativos que você pode baixar e seguir um programa.
• Se você, assim como eu, tem o privilégio de ter um jardim em casa, dar umas voltas pode ajudar também. Se tiver escadas em casa elas podem ajudar com alguns exercícios também.
• Beba água pelo amor do deus que você acredita.

4 – Umas paradas artesanais:
Uma coisa que eu também estou tentando fazer agora que eu tenho tempo é mais trabalhos manuais, eu amo fazer uns DIYs da vida e eles são muito bons para passar o tempo (sozinho ou acompanhado). Há muitos projetos legais que dá para fazer com coisas que você já tem em casa (porque sair de casa é só em emergências), que são fáceis de fazer e podem resultar em coisas úteis para você ter.
• A minha dica é ver algo que você tem bastante em casa, tipo corda ou tinta e pesquisar um DIY específico para aquilo, assim você não perde horas navegando na internet.
• Os locais em que eu geralmente acho os DIYs são o Pinterest e o Youtube, mas eu particularmente prefiro o YouTube porque eu acho melhor ver a pessoa fazendo também do que só imagens.
• Se você tiver crianças em casa é uma ótima forma de manter elas entretidas e de motivar a coordenação motora dela, é muito importante desenvolver certas habilidades nas crianças desde sempre. Além de ser muito fofo ver crianças concentradas fazendo esse tipo de atividade e o sorriso quando elas terminam.

5 – Entretenimento
E claro que não menos importante é se distrair, afinal ficam em casa o tempo inteiro pode ser muito estressante e pode até enlouquecer algumas pessoas, por isso distração é uma lei na quarentena. Algumas dicas para se distrair são:
• Assistir séries e filmes. Provavelmente é o mais óbvio e o que a maioria está fazendo, mas ajuda demais a se distrair, principalmente se você for como eu que assiste um filme sobre o assunto e tem que ir pesquisar depois, é uma diversão sem fim. Documentários também são MUITO bons, aprender coisas é sempre importante.
• Ler é e sempre será a melhor coisa do mundo, leiam muito nesse período se tiverem tempo porque é, de longe, a melhor forma de passar o tempo. E eu não digo apenas sobre ficção; eu, por exemplo, estou lendo um livro chamado Para Explicar o Mundo de Steven Weinberg que é sobre física e eu recomendo muito. Leiam muito.
• Jogos. Gente jogo de tabuleiro, baralho, jogos de cartas, jogos online que dá para jogar sozinho e com os amigos; enfim, joguem. Jogar pode ser uma interação muito boa e muito divertida, existem jogos de todos os tipo e jeitos diferentes que podem entreter todo tipo de pessoa e é uma ótima forma de passar o tempo.
• Escreva. Eu não sei se você gosta de escrever, mas é uma ótima forma de desenvolver uma nova habilidade (caso você não tenha esse costume), além de ser muito relaxante. Começa escrevendo uma frase sobre um assunto que está na sua cabeça, escreve um pequeno trecho, inventa uma história, escreve um artigo científico; só sei que escrever pode ser uma boa distração.



Bom amores, eu espero que vocês tenham gostado das dicas e se tiverem alguma dica para me dar, please, deixem aqui embaixo nos comentários que eu quero muito dicas.
Acho que é muito importante reforçar que eu espero que todos estejam bem, que todos estejam se cuidando, tomando todas as precauções e tentando ao máximo se cuidar; eu sei que é difícil e quem tem muita gente que tem trabalho que não podem faltar, mas por favor, tome cuidado.
Enfim, espero que estejam bem e seguros e se mantenham assim, se tiverem alguma dica me avisem e lavem as mãos.
Beijos de luz!


44 Comentários

Postar um comentário

  1. Olá!
    Sim, esses últimos dias foram de muitas adaptações e mudanças. Eu uso a internet como válvula de escape, mas estou só com a do celular porque a net de casa ficou ruim e estou esperando ainda concertarem, sei que vão demorar.
    Enfim, gostei das dicas e preciso cuidar em me exercitar mais.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Espero que eles consertem logo, não me imagino sem internet nessa quarentena.
      Feliz que tenha gostado.
      Beijão!

      Excluir
  2. Amei suas dicas, preciso mudar muitas coisas na minha rotina, agora com a quarentena estou comendo super errado e fazendo 0 exercício.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha gostado, eu também estava assim no começo, agora que eu estou começando a regular a minha rotina também.
      Beijão!

      Excluir
  3. mt bacana seu post com essas dicas de como adaptar nossa rotina nesses tempos que realmente nao serão fáceis, mas temos que aproveitar pra nos cuidar, cuidar da casa e das pessoas a nossa volta

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha gostado. O cuidado vai ser essencial nesse período, em todos os aspectos.
      Beijão!

      Excluir
  4. Eu faço faculdade EAD e concordo com você, fazer um resumo das aulas ajuda muito!
    Ahhh eu amo artesanato, gosto de pintar caixinhas de MDF, aliás penso até em abrir um negócio futuramente, quem sabe ser artesã, haha.
    Gostei das suas dicas, principalmente sobre o bom senso em não confundir tédio com fome. Pois quando estou em casa a porta da geladeira fica sempre aberta, haha.
    Beijo (de longe), Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu também adoro fazer alguns trabalhos de artesanato, dá muito orgulho ao ver pronto né?! Tomara que consiga realizar seu sonho, xuxu.
      Muito feliz que tenha gostado das dicas.
      Beijão!

      Excluir
  5. Oie,
    Essa quarentena não mudou muito minha rotina, mas mexeu bastante com minha cabeça.
    Estou tento bastante dificuldade em me concentrar nos estudo e acabo passando boa parte do meu dia lendo ou assistindo série.
    Quantos aos exercícios, baixei um app para fazer exercícios diários, mas confesso que morro de preguiça hahaha
    Beeijo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O psicológico é uma das primeiras coisas que é abalado né?! Aqui também foi assim.
      Espero que consiga passar por isso de uma forma melhor, muita luz pra ti.
      Beijão!

      Excluir
  6. Estou ainda em fase de adaptação e já estou em isolamento há cerca de duas semanas, não está a ser fácil ahah

    https://little-cherry-wine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Aqui também não está sendo fácil, mas seguimos firmes.
      Beijão!

      Excluir
  7. É uma fase de adaptação para todo mundo.
    Eu estou organizando coisas. Já organizei o celular, comecei a organizar o guarda-roupa e pretendo organizar algumas gavetas. Estou lendo e terminei dois livros, mas já comecei outros dois. As vezes eu também danço. Vejo tutoriais no youtube e tento repetir os passos. Se a quarentena durar muito tempo, vou virar dançarina profissional. kkkkkk
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Kkkkk eu também estou quase me candidatando para o Fit Dance. Muito bom saber que está conseguindo encontrar coisas para fazer.
      Beijão!

      Excluir
  8. Olá, Maria Eduarda.
    Adorei a postagem e suas dicas. Realmente não precisa ser exercícios físicos para mexer o corpo e dançar é uma ótima ideia. Eu voltei a pintar aqueles livros de colorir porque no meu caso eles me acalmam hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil!
      Muito feliz que tenha gostado. Minha irmã também ama pintar, eu sou mais dos desenhos.
      Beijão!

      Excluir
  9. Oi, Maria Eduarda. Espero que tu estejas bem e que permaneças bem. Quanto a mim, tenho sido uma pessoa mais caseira nos últimos anos, então não tem sido tão diferente para mim, mas é claro que toda essa situação é muito complicada, terrível mesmo, especialmente para as pessoas infectadas. Infelizmente muitos pagam pelos atos de outros, mas todos aprendem algo com as cobranças da natureza. Te cuida. Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ulisses!
      Estou bem sim, obrigada por perguntar.
      Concordo com tudo que você disse, de fato o excesso de abuso contra a natureza iria trazer consequências, espero que com essa situação terrível as pessoas tenham mais consciência de seu consumo. E claro, desejando muito amparo para quem está sofrendo dessa doença.
      Se cuida também.
      Beijão!

      Excluir
  10. Muitas dicas bacanas!!!
    É bom mesmo estando em casa ter uma rotina e também tudo tem seu lado bom, então é bacana podermos assistir filmes, descansar etc nesse período.
    Logo tudo voltará ao normal pra todos nós! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha gostado, xuxu.
      Eu também acho que manter uma rotina pode ajudar muito.
      Amém, logo tudo estará bem novamente.
      Beijão!

      Excluir
  11. Muito boas as dicas, estou aproveitando para trabalhar, fazer exercícios, ler um pouco, tentando manter a cabeça no lugar.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha gostado, é sempre bom usar nosso tempo né?!
      Beijão!

      Excluir
  12. Eu ando de home office e tento manter a rotina como se ainda tivesse no serviço mesmo
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  13. Eu faço curso presencial e infelizmente o meu período inteiro foi adiado pra 2020.2, quando soube fiquei muito triste... não gosto de ficar em casa, mas mesmo assim estou tentando adicionar coisas novas ao meu dia a dia! Suas dicas são ótimas <33
    Beijoss

    Primavera Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna!
      Nossa, sinto muito, não gosto nem de pensar nessa possibilidade, deve ser bem ruim mesmo. Eu, por mais caseira que seja, também estou sentindo falta de sair e conviver com as pessoas, espero que consiga achar uma forma de passar por isso bem.
      Beijão! ♥️

      Excluir
  14. Oi, Maria Eduarda!
    Essa fase de adaptação está sendo complexa para todo mundo, não?
    Estou nela também.
    Espero que tudo isso acabe logo, que nós possamos ir e vir como sempre e que tudo dê certo no final.
    Achei as suas dicas de adaptação muito boas!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda!
      Está sendo uma fase desafiadora, admito.
      Fico feliz que tenha gostado das dicas, espero que isso acabe logo e todos fiquem bem.
      Beijão!

      Excluir
  15. Oi Maria Eduarda,
    Estou trabalhando bastante nessa quarentena! Fazendo home office, acho até mais puxado.
    Mas minha rotina de acordar cedo e me trocar para o trabalho está sendo o segredo para me manter motivada e focada.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu recebi essa dica também, fico feliz em saber que está conseguindo passar por esse momento.
      Beijão!

      Excluir
  16. Estou tentando criar uma rotina um pouco mais saudável para mim nessa quarentena mas é bem difícil, ainda mais quando a única opção é ficar em casa sem distração alguma. Estou tendo dificuldades com as aulas mesmo.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu entendo bastante, tem momentos em que eu fico meio perdida.
      Espero que consiga achar uma forma de passar por isso, se eu puder ajudar é só falar.
      Beijão!

      Excluir
  17. Good suggestions!

    https://julesonthemoon.com/

    ResponderExcluir
  18. Adorei as dicas, Duda!
    Eu to bebendo bastante água durante a semana e colocando o netflix em dia heheheh exercicios, eu baixei um app para fazer e tenho esteira em casa, o que ajuda....
    Pelo menos pra não ficar totalmente parada em casa, né?


    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pâm!
      Beber água é sempre importante e assistir uma série ajuda demais, não para ser só trabalho, né?!
      Exercícios são sempre bem-vindos, o importante (como você disse) é não parar.
      Beijão!

      Excluir
  19. É, todos nós temos que se adaptar a essa nova realidade. Interessante a forma que você tem encontrado de fazer isso.
    Gostei do blog. Estarei por aqui agora.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Adaptação é um processo lento e individual, porém necessário, não é mesmo?
      Feliz em ter você por aqui.
      Beijão!

      Excluir
  20. Olá!
    Que bacana!! Adorei saber de tudo o que anda fazendo.
    A minha rotina mudou bastante... principalmente alimentação e exercícios físicos (comia melhor e fazia academia antes, mas agora bate uma preguiça de fazer em casa, hahah).

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mô!
      Parece que ficar em casa dá o dobro da preguiça, né?!
      Fico feliz que tenha gostado do post.
      Beijão!

      Excluir
  21. Adoramos as dicas. Nós como trabalhamos em casa, não mudou muita coisa em nossa rotina, continuamos trabalhando normalmente pois somos autonomas. Sobre alimentação também estamos comnedo um pouco mais que o normal rsrs e andando menos já que não estamos fazendo algumas coisas que faziamos antes.


    Beijos



    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir