Lumusiando

Um blog que tem como objetivo iluminar vidas

Batom

Batom - Lumusiando - Foto original do Lumusinado
Imagem: Lumusiando 

Eu nunca tive problemas com a cor da minha pele, nem com o tamanho do meu nariz, porém sempre tive uma relação de amor e ódio com a minha boca.
Vamos deixar bem claro que nunca quis mudar ela, mas também não queria que ela ganhasse destaque. Um dos ensinamentos que eu recebi do meu período na escola foi o de como as pessoas podem ter atitudes que machucam as outras, no meu caso as pessoas eram crianças que refletiam os preconceitos aprendidos em lugares fora da escola. Fato é que, desde que entrei na escola, eu recebi muitas ofensas disfarçadas de apelidos direcionadas ao tamanho de minha boca. Eram palavras muito ofensivas que eu não vou repetir aqui, mas que machucavam bastante; machucavam tanto que fez com que eu me sentisse insegura com algo tão natural e que nasceu comigo como a minha boca. Que doideira né? Quer dizer, é uma boca, não devia ser nada demais, mas se tornou algo demais.
Dessa forma eu nunca quis passar batom na minha vida, tipo, nunca mesmo. Sendo bem sincera eu nunca fui do tipo que passava maquiagem, mas obviamente esse fator ajudou bastante. Lembro de quantas vezes me olhei no espelho e desejei ter lábios um pouco menores e “mais normais” para que eu parasse de ser alvo de “brincadeiras” que me faziam tão mal. Claro que hoje em dia eu reflito sobre isso e percebo que aquelas crianças nem deviam saber o que estavam fazendo e como estavam agindo, mas sabemos que a intenção ou inocência de um ato não diminui os efeitos que ele causa.
Lembro quando comecei a me questionar sobre essa insegurança que tinha sobre os meus lábios, eu vi uma reportagem sobre uma mulher que havia passado por um procedimento estético para aumentar os lábios e o procedimento infelizmente deu errado, fazendo com que a mulher tivesse sérios problemas e ficasse com uma deformação em seu rosto. Naquele dia eu lembro de pensar: “Então quer dizer que as pessoas estão injetando coisas no rosto para ter uma boca do tamanho da minha sendo que a minha que é natural é feia? Qual a lógica disso?”.
Depois dessa pequena reflexão eu comecei a trabalhar comigo sobre como eu não podia deixar algo tão desnecessário quanto essas opiniões deixarem com que eu desgostasse de algo que era meu; afinal, não é como se eu fosse fazer algo para mudar minha boca nem nada do tipo, então a gente ia ter que aprender a conviver. Eu sempre recebi críticas por não usar maquiagem e como isso me tornava uma pessoa menos feminina (quer dizer, olha, se o povo pegasse o tempo que passa criticando aparências alheias e passasse ele cuidando da própria vida ou reclamando do que realmente importa, a gente nem estava mais em quarentena), o que sendo bem sincera eu depois de um tempo ignorei com gosto porque eu sempre fui meio de não ligar para a opinião alheia sobre minha aparência (tirando os traumas da infância que estão sendo trabalhados agora); fato é que, não usar maquiagem sempre me deu uma forma de poder, porque eu me sentia bem diferente das outras pessoas e isso me deixava bem feliz, além de fazer muito bem para a minha pele e me dar a chance maravilhosa de ir contra um padrão imposto pela sociedade que eu fico muito feliz em saber que eu quebrava antes mesmo de saber o que era padrão de beleza.
“A nossa, então você está fazendo um texto para criticar quem usa maquiagem?”
Eu não, vocês já viram o poder de uma pessoa quando ela faz aquela maquiagem? Já viram como as pessoas conseguem modificar tudo nelas com maquiagem? Gente, de verdade, maquiagem é arte e vocês precisam aceitar isso.
Eu estou fazendo esse texto porque a forma preconceituosa e maldosa pela qual fui tratada há muitos anos resultou em uma insegurança com o meu próprio corpo que nem devia existir. Hoje eu, Maria Eduarda de 22 anos, sei reconhecer o quanto aquele preconceito estruturado naquelas crianças é preocupante demais e de como eu espero do fundo da minha alma que todas aquelas crianças tenham crescido, evoluído e mudado suas atitudes e opiniões (assim como eu que já tive muitos pensamentos errados. consegui e continuo tentando mudá-los e me tornar uma pessoa melhor). Eu escrevo esse texto porque eu fiquei muito feliz quando eu passei um batom a pedido do João Pedro e da Ana Paula que nunca haviam me visto usando um, e percebi o quanto minha boca é muito maravilhosa. Feliz de ver como eu fiquei me olhando toda boba no espelho pensando “Uau, por isso as pessoas não queriam que eu usasse batom, olha que arraso”. Feliz em perceber que eu superei mais uma barreira doida que não fazia o menor sentido e mesmo assim me bloqueava de ser 100% feliz comigo mesmo.
Escrevo esse texto porque espero que um dia ninguém mais tenha que se sentir inseguro com seu próprio corpo e que todos nós tenhamos o senso do ridículo com o que sai de nossas bocas e a consciência do quanto isso pode afetar a vida de alguém, mesmo que a gente não perceba isso. E também queria mostrar como eu fiquei maravilhosa de batom. Isso quer dizer que agora eu vou usar batom sempre? Não, porque eu não sou obrigada; quer dizer que se algum dia eu quiser usar batom, eu vou usar me sentindo a deusa que sou.
Beijão!

36 Comentários

Postar um comentário

  1. Olá! Você é linda, e amei o batom. Acho lindo com e sem batom e temos mesmo uma barreira sempre que algumas pessoas falam constantemente de algo em nós. O que não podemos deixar é essa barreira crescer e fazer com que fiquemos paralisados ou sem gostar do que vemos no espelho.
    Somos lindas e somos completas.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigada!
      Falou tudo, somos lindas e somos completas.

      Beijão!

      Excluir
  2. Olá, Maria Eduarda.
    Infelizmente as crianças crescem com o preconceito dos pais e passam isso adiante sem nem saber o que está fazendo ou quanto está prejudicando alguém. Eu usei maquiagem pela primeira vez nessa idade também. Inclusive nunca tinha pintado unhas nem furado a orelha, que fui furar com 24 anos. Mas não foi pelos mesmo motivos que o seu. Mas enfim, a gente devia ser ensinado a valorizar o que temos e não desprezar o do coleguinha que tem. Vamos na fé de que isso um dia vai mudar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil!
      Pois é, infelizmente as crianças reproduzem atitudes e preconceitos dos adultos sem terem noção, mas felizmente podemos sempre melhorar. Feliz em saber que conseguiu superar seu bloqueio também.
      Beijão!

      Excluir
  3. Oie, Maria Eduarda!
    A sua boca é linda! Deveria usar mais cores de batons.. você é jovem e linda!!

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigada, de verdade. Vou explorar mais esse novo mundo. Obrigada pelo carinho.
      Beijão!

      Excluir
  4. I like full lips like yours and with the right lipstick you can enhance them...
    We should never pay too much attention to other people's judgments about our body ... it hurts, it's true, but our love for ourselves must be stronger

    What about following each other?

    The World Of A Vet
    Bloglovin
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi!
      Thank you so much for the kind words, makes my heart really happy.
      I'd love to follow you.

      Excluir
  5. Adorei seu texto!
    Eu também tinha muito problema em usar cores de batom por conta da minha boca, mas hoje em dia eu uso todas as que eu gostar e não me importo.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito feliz em saber que gostou.
      Isso aí, tem que usar mesmo, o importante é como nos sentimos bem e você é linda.
      Beijão!

      Excluir
  6. Você é linda do jeito que é. Cada pessoa é especial na sua essência e acredite, a gente nunca está satisfeita com a gente mesma, mas podemos aprender a nos amar mais. Amei o seu batom!

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pelo carinho. Eu concordo demais com você, o amor próprio deve ser trabalhado todo dia.
      Beijão!

      Excluir
  7. Você é maravilhosa demais, me emocionei com seu texto e me identifiquei com algumas coisas. E com ou sem batom você é uma diva. Beijos!
    www.lostwords.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Aí seu comentário me deixa feliz demais, muito obrigada pelo carinho. Fico muito feliz que tenha gostado do texto.
      Beijão!

      Excluir
  8. O bullying realmente deixa marcas, tanto que eu odiava meus baby hairs por que eu era zoada na escola, e até hoje não tenho um bom relacionamento com esses cabelinhos mais curtos que eu tenho. Mas, a gente vai aprendendo a ser ver de maneira diferente, assim como você aceitou a sua boca e isso é bem legal! Você arrasou de batom, mas é isso mesmo, você não é obrigada a nada, use batom ou qualquer outra maquiagem quando quiser e se sentir a vontade, isso sim é liberdade e aceitação.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito feliz com seu comentário, eu também tenho alguns bloqueios, mas seguimos enfrentando eles todos os dias.
      Beijão!

      Excluir
  9. Eu também não gostava da minha boca quando era criança, sempre achei grande, mas depois com o tempo fui aprendendo a gostar mais das minhas características. É muito triste como os pais passam seus preconceitos para as crianças e como elas depositam isso nos colegas da escola. Espero que um dia isso mude, ou pelo menos melhore. Ótima reflexão, você é linda <3

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu me vi no seu comentário, também fui aprendendo com o tempo a ir gostando das minhas características. Também espero ver essa triste realidade mudada.
      Somos lindas.

      Beijão!

      Excluir
  10. Você é maravilhosa e ficou gatíssima de batom vermelho, arrasou muito mesmo! ♥
    É complicado essa questão das pessoas julgarem os outros dessa forma tão cruel, é como você disse tomara que essas crianças que disseram coisas horríveis pra você tenham crescido e se tornado pessoas boas.
    Parabéns por escrever esse texto e parabéns por superar tudo isso! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada, de verdade, esse carinho me deixar feliz demais.
      É realmente triste e só podemos esperar o melhor.
      Feliz demais que tenha gostado.
      Beijão!

      Excluir
  11. Uau! Que verdadeira lição de autoestima. Adorei o texto. Que possamos nos amar primeiro para depois amar os outros.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você disse tudo, não há como amar sem ter amor próprio primeiro.
      Beijão!

      Excluir
  12. Nós vimos a foto e ficas bem gira com batom
    Beijinhos 😊 , Damsel.me-Clique Aqui

    ResponderExcluir
  13. Que maravilhosa, duda!!
    É muito lindo quando a gente se liberta e passa a enxergar as coisas com nossos próprios olhos, incidentes negativos na infância são bem mais difíceis de superar e fico feliz que tenha consegudo! <3
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É realmente libertador conseguir ver algo além daquilo que nos fizeram acreditar, principalmente quando é sobre a gente. Obrigada pelo carinho.
      Beijão!

      Excluir
  14. Eu também espero que um dia toda essa insegurança que nos foi dada ao longo da vida uma dia suma e que nós apreciamos cada detalhezinho que nós temos.
    Beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Amém que esse dia logo chegará e seremos libertas dessas cargas alheias.
      Beijão!

      Excluir
  15. Eu fico feliz que você tenha superado essa barreira. É triste o quanto as pessoas palpitam e fazem comentários maldosos sobre os outros, eu lembro que cresci odiando meu corpo por conta da opinião dos outros, e isso começou na infância, na adolescência só piorou, ainda tento superar isso
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico aqui na torcida e no apoio de quem vai conseguir superar isso e ver a mulher maravilhosa que você é, corpo bonito é o que carrega uma alma feliz. Muito obrigada pelo carinho.
      Beijão!

      Excluir
  16. Maria, você é linda! Nunca esqueça disso! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Aaaaaa muito obrigada, faço minhas as suas palavras.
      Beijão!

      Excluir
  17. Maria, você é um arraso, garota
    linda
    e seu batom... DEMAIS
    Sempre tive algum tipo de problema com o meu corpo - eu engordei alguns quilos nessa quarentena, mas realmente não estou pensando taaaaaanto nisso agora, só em ficar com uma saúde mental razoável ...
    Nunca deixe ninguém te fazer sentir menos que linda - se eles não estão vendo isso, bem, eles não merecem estar com você U_U eles que lutem

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pâm!
      Aí muito obrigada de verdade.
      Isso aí, a saúde mental tem sempre que está bem senão nada funciona. Eu também engordei um pouco, mas isso está sendo minha última preocupação porque somos seres humanos e nosso corpo muda.
      Pode deixar que eu vou seguir seu conselho, eles que lutem.
      Obrigada demais pelo carinho, de verdade.
      Beijão!

      Excluir
  18. Oi, Maria.
    Primeiro sua boca é linda, sinceramente não acho ela grande, apenas linda e se visse grande também continuaria sendo linda.
    E como é triste saber que a.maioria das pessoas tem complexos gerados na infância, uma época que era pra ser tão leve.
    No meu caso eu sofri porque sempre fui grandona,a maior da turma tanto das meninas quanto dos meninos e isso me causou muitos comentários maldosos na época, outra coisa era meu rosto por ser redondo, percebi que até hoje tiro fotos com ele inclinado porque não gosto dele, até que dias atrás fiz várias fotos de frente para me amar de verdade.
    Amei seu post e sussa reflexões ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Camila!
      Obrigada ♥
      Pois é, às vezes só percebemos como algo da nossa infância nos abalou muitos anos depois. É realmente triste.
      Eu também sempre fui uma das mais altas, sei como se sente.
      E você é maravilhosa sim, se ame muito porque você merece.
      Feliz em saber que gostou.
      Beijão!

      Excluir