Lumusiando

Um blog que tem como objetivo iluminar vidas

Términos Literários


Lumusiando
Imagem por: Lumusiando 

Olá amores, como estão?
Eu amo ler, desde muito nova eu ficava encantada com as histórias da Turma da Mônica e depois fui me apaixonando por leituras mais complexas e adultas. Mas, infelizmente, nessa minha jornada literária eu tive alguns encontros ruins; tiveram algumas leituras pelas quais eu não consegui me apaixonar e acabei terminando nosso relacionamento antes do seu fim esperado. E hoje eu achei que seria legal compartilhar com vocês os três piores encontros literários que eu já tive (lembrando que eu não quero ofender ninguém, essas são as experiências que eu tive, sinto muito se alguém gostar de alguma obra abaixo e ficar chateado lendo).

1 – Romeu e Julieta
Autor: Shakespeare
Pensa em um livro que eu tenho horror, esse é o livro. Sinceramente eu me pergunto todo dia como as pessoas conseguem vangloriar tanto essa história; quer dizer, eu entendo toda a sua importância histórica, mas olha, que livro chato. Quando ganhei o meu exemplar eu fiquei muito animada, afinal conhecendo a fama do livro imaginei que fosse amar a história. Só que não.
Gente, sério, eu não consigo defender esse livro de nenhuma forma, foi um livro importante para a história e tudo mais, mas olha, muito ruim. Sério, o livro é chato demais. Não é nem por questão de ter sido escrito com a forma de falar da época, é porque a história é chata mesmo. Eu não consigo chegar no final da quinta página sem revirar os olhos umas cinco vezes, e olha que eu tentei muito ler o livro, mas tem tanta coisa que me incomoda que eu nem consigo chegar na metade. Eu particularmente nunca achei a história bonita e muito menos romântica. Para mim Romeu e Julieta é extremamente trágico, problemático e, ouso dizer, de péssima influência; mas com todo o seu teor histórico virou esse retrato distorcido de como você pode (literalmente) morrer de amor. Sinto muito Shakespeare, mas essa relação nossa não tem futuro nenhum.

2 – O Teorema Katherine
Autor: John Green
Quando eu conheci John Green através de Cidades de Papel eu me apaixonei de primeira, lembro que li o livro em poucas horas e quando acabou eu queria mais (costumo dizer que Cidades de Papel é um dos meus amores singulares porque eu amo e a maioria detesta). Com A Culpa é das Estrelas não foi diferente, eu li aquele livro com tanta vontade que nem me preparei direito para a grande revelação da história (e como eu chorei quando descobri). Como minha relação com o John Green estava indo muito bem eu quis ler mais obras do autor e o terceiro livro que comprei foi O Teorema Katherine, e foi aí que a coisa desandou.
Eu juro que tentei, comecei a leitura mais de três vezes, mas acho que realmente não fomos feitos um para o outro; o ritmo do livro, o enredo, os personagens e inúmeros outros pontos me fizeram largar o livro sem conseguir chegar na metade da leitura. Honestamente é um dos livros mais chatos com que me deparei e, provavelmente, nunca mais voltarei a ler novamente.
Sendo bem sincera, criei até um pequeno bloqueio com o autor depois dessa experiência ruim, mas Quem É Você, Alaska? conseguiu quebrar esse muro.

3 – Série Os Imortais
Autora: Alyson Noël
Vamos falar sobre o meu término que custou mais caro. Eu li o primeiro livro da série, Para Sempre, no primeiro ano do Ensino Médio e me apaixonei. Eu tinha acabado de sair do meu surto de Hush Hush* e tive um encontro maravilhoso com Para Sempre; o enredo era bom, a história tinha o ar místico e sobrenatural que eu estava curtindo na época e os personagens conseguiram me conquistar, então eu devorei o livro em dias ficando completamente in love com a história. Porém dizem que só conhecemos algo de verdade depois de passar um tempo com ela, e com essa coleção aconteceu exatamente isso. Lembro que uns dois meses depois toda a série entrou em promoção na Submarino e eu comprei sem pensar duas vezes, eu precisava saber mais sobre como a história da Ever e do Damen ia acabar. E eu não sei como acabou até hoje.
A leitura do primeiro livro foi maravilhosa, o enredo me encantou, os personagens estavam tendo um desenvolvimento legal, tudo encaminhava para uma história maravilhosa. Já o segundo começou a ficar irritante, o ciúme da Ever começou a incomodar, o enredo estava meio fraco e eu passei por esse encontro de forma bem forçada. O terceiro eu nem cheguei a terminar, o enredo não estava ajudando, os personagens estavam insuportáveis e eu simplesmente não conseguia terminar de jeito nenhum. E foi assim que eu me encontrei com seis livros de uma série que eu criei um bloqueio enorme e, sinceramente, não sei se vou terminar de ler um dia (espero que sim, mas provavelmente não).
Obs.: Ainda comprei o primeiro livro da série Riley Bloom que conta a história da irmã da Ever (é tipo um spin-off) e não consegui ler nem a metade. Sofro.

━━━━━━━━ ━━━━━━━━━━━━━━━━ ━━━━━━━━

Bom amores é isso, espero que tenham gostado.
Como eu disse lá no começo, eu realmente espero não estar ofendendo ninguém, essas foram as experiências e as reações que eu tive com as obras. Caso alguém fique ofendido, me desculpa e pode me avisar que eu retiro, ok?!
Enfim, espero de verdade que vocês tenham gostado do post. Eu, felizmente, tive poucos términos literários, mas os que tive ficaram gravados na minha alma, porque é muito ruim quando nos deparamos com uma obra que não conseguimos terminar.  Abram seus corações e compartilhem aqui embaixo se vocês já tiveram encontros literários ruins, como foi e com quais obras foram. Caso algum de vocês já tenha chegado ao final de alguma das obras citadas acima e ache que eu deva continuar, pode comentar aqui embaixo também, quem sabe que não dou outra chance no futuro.
Beijão!

45 Comentários

Postar um comentário

  1. Oi, Maria Eduarda como vai? Eu li dois dos três que você citou. E, concordo com você que Romeu e Julieta é realmente um livro chato, para mim é a pior obra de Shakespeare. O livro Teorema Katerine de John Green é outro livro que para mim foi bastante chato também, embora muito bem escrito é verdade. A série Os Imortais da autora Alyson Noël eu não li, consequentemente não posso opinar. Mas mesmo eu desgostando dos livros que mencionei acima, li até o fim. Adorei o post. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano!
      Eu vou bem e você?
      Olha eu admiro que você tenha conseguido terminar, porque eu realmente não consegui. Obrigada por compartilhar sua história comigo.
      Feliz em saber que gostou.

      Beijão!

      Excluir
  2. Sempre quis ler o livro O Teorema Katherine, porque gostei muito de Quem é você, Alaska?
    Espero não me decepcionar
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Menina eu também amei esse livro, espero que você tenha uma experiência melhor que eu com O Teorema Katherine.
      Beijão!

      Excluir
  3. Gostei das suas dicas de leitura, ainda não li nenhuma dessas obras.
    Feliz dia do blog para você!

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Feliz em saber que gostou.
      Feliz dia do blog para ti também.

      Beijão!

      Excluir
  4. Shakespeare é todo aclamado e tudo mais, mas as obras simplesmente não se encaixam com os contextos atuais. Nunca consigo sair das primeiras páginas.
    Compartilho do mesmo sentimento com Os Imortais.
    Tô pertinho de abandonar o sol da meia-noite por ser chato.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Nossa, Shakespeare foi uma decepção.
      Os Imortais você ainda foi mais longe que eu, já está de parabéns.

      Beijão!

      Excluir
  5. Oi, Maria.
    Nossa tem ranço desse livro do Tio João verde também, inclusive é o único dele que abri mão, simplesmente não funciona comigo.
    Confesso que tenho vários livros que a química não bateu, sempre fico chateada quando isso acontece, mas existem tantos outros livros para serem apreciados né, que acabo me perdoando.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Camila!
      Esse também foi o único que não consegui ler.
      Siiim, também tenho essa visão. Se esse livro não deu certo, ainda há muitos outros para eu conhecer, seguimos em frente.

      Beijão!

      Excluir
  6. Olá, Maria Eduarda.
    E pense que você teve sorte em comprar os livros da série Os Imortais em promoção. Porque eu paguei o preço original e que história ruim. Só salva o primeiro livro e depois foi ladeira a baixo. O do Green eu já desisti do autor e Romeu e Julieta eu gosto por tudo o que a obra representa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil!
      Menina, me senti realmente sortuda, porque eu ficaria arrasada se tivesse pago o preço original.
      Sobre o John Green, eu estou dando um tempo da nossa relação e fico feliz em saber que você teve uma experiência boa com Romeu e Julieta.

      Beijão!

      Excluir
  7. Super acontece isso comigo, todo mundo ama e eu fico sério que livro chato rsrsr, adorei o seu post e super sincero.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Aí olha, cada coisa que o povo ama que eu acho chato que se fizesse uma lista eu era cancelada kkkkk.

      Beijão!

      Excluir
  8. Eu ao contrário de você nunca fui muito de ler, não tive e nem tenho o hábito, mas acho muitoooo legal quem ama ler, admiro!
    Esses livros que você citou eu nunca li, mas já vi várias pessoas falando sobre claro hehe. Uma pena não terem te surpreendido de forma positiva, mas isso faz parte da arte num geral né? Cada um se identificava ou não de uma maneira.
    Mas poxa deve ser chato ler um livro e não curtir, sito essa mesma frustração com filmes ruins haha

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Menina, sobre filmes eu prefiro nem comentar, porque é cada dor que aparece.
      É bem chato quando o livro não bate a sintonia, mas continuamos, né?! Kkkkkk

      Beijão!

      Excluir
  9. Série Os Imortais bomba do século! O primeiro é muito bom mas o segundo é ladeira abaixo
    Eu nunca gostei também de Romeu e Julieta. Esse lance do amor trágico deles acho bem exagerado kkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Menina e é uma ladeira bem em pé, porque a descida é bem rápida, kkkkkk.
      O drama não tem limites naquele livro.

      Beijão !

      Excluir
  10. São livros que estão na minha listinha de leituras há muito tempo e parecem que vão continuar ahaha.
    Eu acho super chatinho essa a idéia do amor de ROmeu e Julieta e nem li mais concordo com você.
    Beijão,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Aí eu espero não ter tirada tua vontade de ler, vai que sua experiência é melhor que a minha, né?!
      E olha, Romeu e Julieta sem condições, kkkkk.

      Beijão!

      Excluir
  11. John Green ou você ama ou você odeia. Nunca li nenhum livro dele, mas vi os filmes.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O blog está de volta com novos posts. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      De fato, John Green é um divisor de águas.

      Beijão!

      Excluir
  12. Olha, eu também não tive uma experiencia muito bacana com o Teorema de Katherine, a proposta é até bacana, mas o tanto que o John Green enrola nessa história é desanimador, o personagem principal é irritante inúmeras vezes. Mas eu consegui terminar kkkkkkk

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Menina, parece um carretel, ele fica três páginas para falar uma coisa, infelizmente não consegui terminar, mas você está e parabéns.
      Beijão!

      Excluir
  13. Eu não lembro muito bem da minha experiência com O Teorema Katherine mas acho que gostei na época hahaha porém depois desse livro não comprei mais nenhum dele, acho que fui enjoando da escrita do Green.
    Enfim, um livro que eu odiei e queria aproveitar o momento pra falar também foi O Substituto do David Nicholls achei tão ruim que não tive coragem de ler os outros livros dele :/
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pois é, Tio John tem a escrita muito parecida em todos os seus livros, da para confundir sobre qual livro é cada fato.
      Acho que não conheço esse autor, vou dar uma olhada. É bem ruim quando pegamos ranço de um autor e não conseguimos ler mais nada dele né?!

      Beijão!

      Excluir
  14. Oi Maria, tudo bem?
    Adorei o título do post hahaha! Achei que seria algo nas tramas, mas adorei que tenham sido os livros que você deixou pra trás. Em geral eu rompo mais com séries do que com livros, porque eu assistia várias com muitas temporadas e episódios longos que simplesmente não valiam mais o tempo de vida investido hahahaha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Priih!
      Tudo bem sim, e com você?
      Eu também tive uns relacionamentos ruins com séries, às vezes parece que está levando mais tempo do que deveria né?!
      Feliz em saber que gostou.

      Beijão!

      Excluir
  15. Estou passada porque eu amo o teorema katherine, mas eu odiei a culpa é das estrelas (odeio a forma como ele me fez chorar, fiquei mal por duas semanas - foi por isso que parei de ler também os livros do nicholas sparks).
    Já tive vários términos literários, porém os mais marcantes foi "um dia" e "a menina que roubava livros", todos meus amigos amavam mas nunca consegui chegar nem na metade.

    Beijinhos
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Nossa, parece que vivemos em universos invertidos, kkkkk.
      Menina eu também chorei muito com A Culpa é das Estrelas, mas eu nunca li os livros do Nicholas (infelizmente eu achei um pouco mais de drama do que eu consigo aguentar).
      Nossa, me abraça que eu também achei "Um dia" terrível, A Menina que Roubava Livros eu caí de amores, uma pena que sua experiência não tenha sido boa.

      Beijão!

      Excluir
  16. Romeu e Julieta é clássico neh! os outros dois ainda não li
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  17. Gosto literário é algo bem pessoal, então fica tranquila que você não ofendeu ninguém. Eu por exmeplo, não consigo ler nada de John Green, eu li uma vez e quando fui ler outro livro não consegui terminar, era lição de vida o tempo todo e pouca história. Achei chatissimo!

    Beijoos,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz em saber que não ofendi ninguém.
      Menina, o resumo perfeito para os livros do John, é quase um livro autoajuda narrado por adolescentes, kkkkk.

      Beijão!

      Excluir
  18. Nunca tive vontade de ler Romeu e Julieta, justamente por que acho o relacionamento do casal principal bem problemático, é o mesmo que me acontece com Dom Casmurro, já tentei ler várias vezes, mas a leitura nunca vai pra frente. Em relação a John Green eu só consegui ler Tartarugas Até Lá Embaixo.
    Leitores tem gostos diferentes e o que funciona pra um, pode não funcionar pra outro, isso acontece e quando a leitura não flui, é melhor abandona-la mesmo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Nossa está aí um duo que só quem tem muita coragem: Romeu e Julieta e Dom Casmurro.
      Tartarugas Até Lá Embaixo está na minha estante porque estou esperando o momento certo para ler.

      Beijão!

      Excluir
  19. Amei suas escolhas, desses só li O Teorema Katherine! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Adorei a lista vê sua sinceridade.
    Eu também não simpatizei com a leitura de Teorema Katherine. Pior protagonista ever. Na verdade, implico muito com John Green.
    A série da Alyson só li o primeiro, na época curti. Sussurro eu adoro kkkk

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito feliz em saber que gostou.
      Nossa nem me fale do protagonista, que menino chato.
      Eu também amei o primeiro, depois dele a gente finge que não teve, kkkkk.
      Opa, fã de Sussurro ❤

      Beijão!

      Excluir
  21. Eu já tive muitos térmicos literários hauhua, no início me forçava a ler até o final, mas depois vi que a vida é muito curta para ler livros ruins kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Exatamente, se não está dando certo, seguimos em frente.

      Beijão!

      Excluir
  22. OLHA
    o teorema katherine eu fiquei em 3 anos pra ler, até que me obriguei!
    Não tenho mais vontade de ler o John Green, infelizmente...
    Os Imortais eu gostei mt do primeiro assim como voce, toda aquela pegada... MAS ENINA, FICA IRRITANTISSIMO ATÉ O QUINTO, aí no sexto as coisas melhoram rs
    mas SUPER te eentendo, de verdade
    eu li pq na epoca tinha uma amiga usper na vibe que leutambem e engatei, mas meu Deus!!!!! kkkk

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pâm!
      Eu amei esse comentário demais, ri horrores kkkkkk.
      Menina, eu não tive coragem de fazer isso comigo, simplesmente deixei O Teorema ir embora.
      Opa, será que devo dar uma chance? Porque tem que ser muito bom para valer aquela enrolação toda.

      Beijão!

      Excluir