Lumusiando

Um blog que tem como objetivo iluminar vidas

Caminho certo

Caminho certo - Lumusiando - Imagem por MIkes-Photography - Para ir ao site fonte da imagem, basta clicar na mesma.
Imagem por: Mikes-Photography 
 

Olá amores, como vocês estão?

Esse é o primeiro post de 2021 daqui do blog porque 2020 foi um ano pesado e o final desse último semestre na faculdade foi exaustivo e eu decidi me dar férias da maioria das mídias sociais (incluindo o blog porque eu estava me culpando muito por estar tendo um bloqueio para produzir conteúdo) e cuidei um pouquinho de mim. Agora que eu estou melhor e me sentindo pronta para voltar, eu decidi contar para vocês uma experiência (das muitas) que eu tive no ano passado. No dia 05 setembro de 2020 eu me peguei tendo uma reflexão de vida que me deixou muito feliz, e por isso eu achei que seria legal compartilhar ela aqui com vocês para iniciar o ano do blog com positividade (porque a gente está precisando).

Mas antes de contar o que aconteceu, deixa eu explicar o contexto primeiro. Eu conheço a Deusa (vamos chamar ela assim para eu não colocar o nome dela diretamente aqui) desde que eu cursei a quinta série (atual sexto ano) há cerca de doze anos, e éramos muito amigas; mas quando entramos no Ensino Médio acabamos indo para escolas diferentes e acabamos nos afastando. Nós mantemos aqueles contatos básicos como se cumprimentar na rua ou ter uma à outra em redes sociais, mas infelizmente acabamos perdendo a maior parte do contato que tínhamos.

Fato é que, eu não me recordo bem em qual ano exatamente isso aconteceu, mas a Deusa se aceitou e mostrou ao mundo que ela é lésbica (na verdade eu não sei se ela é lésbica ou bi, já que ela teve alguns relacionamentos com homens antes disso); o que sendo bem sincera me deixou muito feliz e orgulhosa pela coragem dela. Digo coragem porque nós duas crescemos em uma cidade pequena e que as cabeças das pessoas são menores ainda, uma cidade onde a maioria das pessoas são católicas e infelizmente ainda tem bastante preconceito. E imagino o quanto ela sofreu discriminação porque ela sempre foi muito fiel e sempre participou muito da Igreja, então deve ter sido um choque muito grande na realidade dela.

Mas ela está feliz demais com a namorada dela e é isso que importa. E é aí que chegamos ao Acontecimento. Nesse dia eu estava olhando os stories das pessoas que eu sigo no Instagram e apareceu um storie dela com a namorada dela, elas estavam comemorando algum aniversário do relacionamento delas, mas o que me pegou de surpresa foi ver que ela tinha postado aquela foto para os “Melhores amigos” dela no Instagram, e que eu estava nesses melhores amigos.

Eu sempre fiz questão de deixar bem claro o meu apoio à comunidade LGBTQIA+ e sempre vou fazer o possível para que eles recebam os direitos e respeito que merecem. Mas como a gente não tinha nenhum contato próximo há muito tempo eu fiquei realmente surpresa de ela ter me colocado nos Melhores Amigos dela e ter escolhido compartilhar aquilo comigo. Eu me lembro de ter mandado uma mensagem no próprio Instagram para ela falando que eu tinha ficado muito feliz quando eu percebi que ela tinha me escolhido para compartilhar aquele momento e que eu, obviamente, desejava tudo de melhor para a relação delas (ela me respondeu super fofa também).

Fato é que, esse pequeno acontecimento, que pode parecer muito pouco para muitas pessoas, me deixou feliz demais, porque me mostrou de uma forma simples que tudo que eu venho tentando passar para a comunidade LGBTQIA+ está surgindo efeito. Acho que às vezes a gente fica esperando um grande acontecimento, um grande sinal de que estamos no caminho certo, que não observamos os pequenos detalhes nos mostrando que estamos conquistando algo. Às vezes são as pequenas flores que crescem no meio das pedras do caminho que fazem com que o caminho valha a pena, são aqueles cinco minutos de sol que recebemos quando uma nuvem se afasta da outra no meio de uma tempestade. Nós focamos tanto no objetivo final, na grande conquista, que esquecemos de aproveitar e nos parabenizar pelas pequenas vitórias.

E isso é algo que eu quero fazer mais em 2021, comemorar e ser grata por cada coisa que eu conquistar, que eu superar, mesmo que não pareça nada. Nós enfrentamos batalhas todos os dias e às vezes acabamos abafando nossas pequenas conquistas com algo de ruim que aconteceu e/ou por algo que não conseguimos fazer. Mas poxa, se você escolheu tirar o dia/mês/ano para cuidar de si, você deve se orgulhar disso; se você hoje conseguiu escrever duas linhas daquele projeto que estava parado há um tempão, você tem que se orgulhar disso; se você bebeu dois copos de água a mais hoje, parabéns! Acho que enfiaram tanto na nossa cabeça que devemos sempre ser melhores, estar sempre conquistando coisas, sempre produzindo algo, que acabamos focando tanto nisso e esquecemos que são os detalhes que fazem o conjunto da obra.

Por isso hoje eu estou aqui no primeiro post do blog para parabenizar você por todas as conquistas que você conquistou mesmo sem perceber, para dizer que está tudo bem não estar vendo resultados na hora porque as coisas levam tempo para acontecer. Você não está no controle de tudo e está tudo bem. Eu espero que, assim como eu, você possa passar a dar mais carinho e empatia para você, que você possa comemorar as suas vitórias a aprender com as derrotas. Um passo de cada vez percorre o mesmo caminho de quem está correndo, mas o bom é que ainda dá para aproveitar a paisagem.

Um feliz 2021, espero que estejam todos se cuidando, logo estaremos livre desse vírus e, rapidinho, vai ali beber uma água e aproveita para passar no espelho e dizer para si mesmo o quanto você tem orgulho de você, que você sabe que pode melhorar, mas que vai se respeitar porque você merece por ser maravilhosa(o).

43 Comentários

Postar um comentário

  1. Que coisa boa! Muito bom quando conseguimos nos reaproximar de bons amigos <3 Isso aconteceu comigo no fim de 2020 de uma forma diferente e estou muito feliz com isso <3
    Bom início de ciclo pra você aqui no blog!
    Beijoss, Nada Produtiva ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  2. Nossa que texto lindo ♥
    De verdade, era tudo o que eu precisava ler agora sabe...
    Muitas vezes nos cobramos tantooo e somos maldosos com nós mesmos que as pequenas vitórias do dia a dia não são vistas.
    É muito importante relembrar isso, pra não nos perdermos no caminho e saber aproveitar todos os momentos, todas as pequenas flores que crescem no meio das pedras do caminho...
    Fico bem feliz que mesmo não sendo mais tão próximas você e sua amiga trocam mensagens fofas e torcem uma pela outra. Feliz que ela também encontrou o caminho dela e mesmo sem a conhecer desejo felicidades :)
    Feliz 2021, que seja um ano maravilhoso pra todos nós! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Maria Eduarda.
    Eu estava pensando sobre isso esses dias, porque ser que a gente só se toca de que o pouco que fazemos faz sim a diferença quando alguém de fora mostra para a gente. Devíamos dar mais valor a nós mesmo e comemorar cada instante e pequenas coisas porque sim faz muita diferença no mundo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi, Duda!
    Amei a reflexão, achei bem necessária, ainda mais no momento em que estamos que é super fácil a gente se sentir pra baixo e esquecer das pequenas conquistas. Às vezes a gente só precisa mudar o ponto de vista para recuperar a motivação!

    Beijos e um feliz 2021 para você também!
    https://escrevendoerabiscando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Great post. Thank you for sharing.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2021/02/rouge-dior-couture-colour-999.html

    ResponderExcluir
  6. Que reflexão incrível e necessária, você escreve tão bem! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Amei o post. É tão estranho deixar de conhecer alguém que conhecíamos tão bem, andei passando por isso de perder o contato com amigos, mas acho que no fim, todo mundo sempre se quer bem, mesmo não se falando mais.
    Requer muita coragem se assumir, fico muito feliz pela *Deusa*
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá lindona. Que lindo texto para começar o ano do blog.
    É tão bom vermos o quanto as pessoas nos valorizam, que pertencemos aos "melhores amigos" delas... é incrível.
    Uma pena ela ainda ter que postar apenas para os melhores amigos, que tenha ainda aquele receio de gritar para o mundo uma coisa tão linda assim como o amor. Esperamos que a cada dia o ser humano evolua mais, para aceitar todas as formas de amor que existem, sem restrição, sem julgamentos e sem preconceito, para que possamos viver em paz com todas as nossas escolhas e sentimentos, que são só nossos.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Devemos ser grato pelas pequenas coisas em nossas vidas.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 05 de fevereiro e 08 de março, mas não deixaremos de comentar nos blogs amigos. Também tem posts novos no blog.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  10. Desejo que este ano seja repleto de positividade para todos (as) nós.

    www.paginasempreto.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Vim retribuir a sua visita ao meu blog. Beijinhos e tudo de bom para si este ano que ainda vai no inicio.
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  12. Oi, Maria Eduarda. Como vai? Que texto bonito! Amizade é algo tão bonito de se ver quando se é verdadeiro. Que bom que esta pessoa nutre este sentimento por voc3, e que você o retribua. Adorei o texto. Que o seu ano de 2021 seja repleto de coisas boas. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Reflexão mais que importante e necessária!
    bjoka www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  14. Interesting post. Thank you for sharing.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2021/02/perfumed-body-lotions.html

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, Maria Eduarda. Fiquei encantada com seu poema Estrela mas não vi espaço para comentar. Adorei seu blog e o coloquei em favoritos. Não tenho postado muito pq meu marido doente e eu tendo q ir a médicos quase 3 x por semana, incluindo exames. Mas vou publicar mais em breve. Obrigada pela visita e, se gostou de meu blog siga _ me e sempre comente. À direita dele tem tudo dividido por categorias, incluindo textos meus.
    Não consigo seguir vc agora pq no celular não vejo nem meus seguidores,ou já estaria seguindo. Mas qdo me seguir e comentar, vou para o laptop e sigo também.

    Beijos sabor carinho e uma tarde e noite de quarta-feira de saúde e felicidades.

    Donetzka

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem?
    Entendo totalmente o seu ponto. Gestos que parecem simples muitas vezes tem um significado enorme. Nesse caso é alguém que você sente carinho demonstrando o carinho de volta. Isso é muito bom! ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Tudo bem?
    Primeiro Feliz 2021, seja ano incrível para você sua família, também dei uma pausa das redes sociais nesse inicio de ano, só voltei algumas semanas atrás está não com bloqueio mais sem vontade de gravar e criar conteúdos, depois de uns dias de descanso conseguir voltar.
    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  18. Reflexão necessária diante do momento em que vivemos.
    Bom 2021 pra você (atrasado rs) e que o peso de 2020 tenha ficado lá atras e que esse ano seja mais leve para todos nós.
    Beijos.

    maravilhosomundodeday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Linda Reflexão,amiga Maria Eduarda.

    Vc me segue no meu blog? Comente isso lá,ok?

    Sigo vc no Twitter...

    Tenho instagram e Facebook. Siga_me tb.

    Twitter @donetzka13

    Instagram como donetzka_cerck

    https://www.instagram.com/donetzka_cercck/

    Facebook como Done Alvarez

    https://www.facebook.com/done.alvarez.31

    Volte no meu blog,amiga!Siga_me em todos e comente no meu blog,ok?
    Beijos sabor carinho e uma noite de paz e alegria

    Donetzka

    Blog Magia de Donetzka



    ResponderExcluir
  20. Aaaaa que texto lindo!!!! Apesar de 2020 ter sido um ano péssimo, até que também tive várias conquistas a festejar
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  21. Hope the start of 2021 is going great for you so far.
    Yessss...one step at a time!

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  22. Thank you for sharing this interesting post.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2021/02/lancome-la-nuit-tresor-scent-of.html

    ResponderExcluir
  23. é tão reencontrar amizades assim
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Oie Duda!
    Que coisa maravilhosa ♥
    É muito bom ver a gente nos melhores amigos de gente que a gente considera e pensou que não tinha mais nada pela gente, não é verdade? Um pequeno gesto que mostrou que ela sente carinho por você, e ele ultrapassou todos esses anos!
    Como católica, devo dizer: sim, ainda existe muito preconceito, infelizmente :( onde deveria ser um canal de acolhimento em todos os lugares, né? Mas tenho fé de que um dia o respeito e o amor ao próximo prevalecerá!

    Desejo a voce um feliz 2021 cheio de conquistas, paz, amor, saúde , vacina e posts no blog ♥
    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  25. Que texto maravilhoso!
    Ótimo poste!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Olá Maria Eduarda,
    Que texto mais incrível, desejo um feliz 2021 para você, fico feliz de você ter se reaproximado da sua amiga.
    Que venha logo essa vacina.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    obs: Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.

    ResponderExcluir
  27. Oi, Maria Eduarda. Tudo bem?
    É lindo abrir a internet e ler um texto desse, não apenas pela sua posição, mas por suas palavras para os leitores nesse novo ano. Continue sempre evoluindo e compartilhando seu mundo aqui.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  28. As vezes penso em um colega da escola, que deve ter sofrido muito por não ter conseguido se assumir na época. Muitos meninos pegavam no pé dele, imagino o quanto ele sofria calado
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  29. Olá,
    Amizades verdadeiras duram ignorando o tempo. Tem gente que se afastou de mim - na internet - por anos... e retornou por esses tempos. haha
    E fico feliz por sua amiga estar feliz no relacionamento dela. É o mais importante. Os outros são os outros.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  30. Interesting post. Thank you for sharing.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2021/02/the-unrivaled-skincare-products-that.html

    ResponderExcluir
  31. Oi Maria Eduarda!

    Fico muito feliz que vc está com toda essa energia positiva e orgulhosa por vc ter voltado!
    Esse post foi daqueles que me fes sorrir e querer ser mais grata por quem eu sou e onde estou.

    Espero que essa energia só aumente durante o ano e que as coisas continuem acontecendo.

    Apesar do Caos

    ResponderExcluir
  32. Adorei ler seu textinho!! Confesso que também tenho me afastado de algumas mídias e da internet por me sentir exausto com os sistemas de ensino à distância - mas infelizmente eles são necessários, né?!-. Seja muitíssimo bem vinda à blogosfera novamente!
    Espero que esteja bem e te desejo um 2021 incrível!

    Abraços!!
    https://wallsbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Oi, Eduarda!
    Finalmente passando por aqui, já com algum atraso, para agradecer sua visita, no outro dia, por lá no nosso canto, em artandkits.blogspot.com
    Adorei seu texto, e suas reflexões! Eu não entendo como opções sexuais, continuam sendo motivo de preconceito e discriminação... tal não faz de ninguém melhor ou pior... simplesmente é uma opção do seu foro pessoal...
    Tem toda a razão... a gente passa pela vida correndo... sem quase ter oportunidade de apreciar a paisagem! E numa conjuntura tão desgastante e especial como a que atravessamos, termos amor próprio, e procurarmo-nos equilibrar o melhor possível, e darmo-nos valor, nesta face de grande desgaste emocional que o mundo atravessa... é absolutamente fundamental...
    Beijinhos! Votos de tudo a correr pelo melhor por aí... e sempre que der, cá estarei espreitando as novidades... também já estamos seguindo você, pois claro! Grata por se ter tornado nossa seguidora! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
  34. Such a lovely post! Thanks for sharing :)

    Shoot for the stars | ☆ ☆ ☆ | Facebook page | ☆ ☆ ☆ | Instagram

    ResponderExcluir
  35. Olá,
    Que depoimento e texto maravilhoso. Por mais que a gente saiba a importância que pequenos gestos ou vitórias tem, a alegria que nos dá, as vezes focamos tanto no grande que esquecemos de valorizar isso. Textos como esse, principalmente por demonstrar através do depoimento, me faz lembrar a importância dos pequenos gestos não só para mim, mas para as pessoas ao meu redor, que muitas vezes nem tenho ideia da forma que estou impactando.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  36. Não está sendo nada fácil, esse ano parece estar sendo pior que ano passado, confesso que andei bem desanimado também, mas não podemos nos render.

    Bjs

    Gustavo

    ResponderExcluir
  37. Suas postagens são ótimas, estou seguindo seu blog e curtindo bastante!! Parabéns!

    Meu Blog: Loteria Ganhar

    ResponderExcluir
  38. Que post lindo, texto maravilhoso demais, muito amor e felicidades para a sua amiga

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  39. Olá!
    Sei que já passei por aqui, e vim saber como você está?
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Ahh, que felicidade deve ter sido ao ver entre os melhores amigos *-* que bom que ela conseguiu se assumir e ser feliz com uma namorada!

    ResponderExcluir
  41. É tão bom encontrar as amizades do passado e relembrar os bons sentimentos dessa relação.
    Infelizmente a gente se cobra demais e esquece de agradecer as pequenas conquistas diárias.
    Bjus!

    www.galerafashion.com

    ResponderExcluir
  42. Gostei como você abordou com simplicidade o tal do caminho certo. Acredito que às vezes perdemos tempo demais esperando o momento certo ou um grande acontecimento pra validar se de fato estamos no caminho certo. Você sabe que está no caminho certo quando no seu coração você tem paz e segurança com a decisão que tomou. Seja ela pequena ou grande.

    Beijos!

    www.lolahurricane.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. Wow! This was such a beautiful post! Glad you were on the correct path this whole time! Have a great week!
    PerlaGiselle | iamperlita.com
    ♥ | INSTAGRAM

    ResponderExcluir