Vamos estudar?

Por - 9.8.18


Pixabay

Olá amores, como estão?
Bom, esta semana se iniciou um novo semestre na minha faculdade e a divina Milady (um anjinho na minha vida que participou deste post aqui) me deu a ideia de fazer um post com dicas de estudos. Já tem um post como esse aqui no blog (para ler é só clicar aqui).
Uma coisa que aprendi na faculdade é que saber como estudar e que tipos de itens te ajudam podem melhorar muito na hora de pegar algo para fazer, e claro que aprendi algumas técnicas com meus amigos que fui atribuindo para o meu dia-a-dia, e olha isso me ajudou muito. Então resolvi trazer para vocês mais algumas dicas para ajudar nesse momento que muitas pessoas não curtem tanto assim.

> Para estudar:
1 – Copie e anote:
Algo muito comum na faculdade é tirar foto do quadro para copiar depois (coisa que não acontece). Uma dica que eu dou e que é algo que me ajuda muito é copiar a matéria (como diria um professor meu “Ninguém aprende só olhando”) e ir fazendo anotações enquanto o professor está explicando, querendo ou não eles sempre deixam passar alguma coisinha quando estão falando que pode ajudar muito na hora de estudar depois.

2 – Post-It e Fichas Pautadas:
Não sei no de vocês, mas o meu curso tem MUITA fórmula e uma das coisas que me ajuda a lembrar delas é fazer pequenos resumos em fichas pautadas, assim na hora de fazer os exercícios eu deixo apenas elas ao meu lado tirando de perto a tentação de olhar a resolução do exercício no caderno; até mesmo se você tiver que fazer resumos de textos ou algo que vá cair na prova, as fichas são uma ótima opção, principalmente por serem pequenas e fáceis de levar. E o Post-it me ajuda muito a frisar algumas dicas que o professor da na aula sobre algo que eu não lembrava, mas deveria.

3 – Canetas coloridas:
Se você é adepto ao uso de canetas de diferentes cores eu aconselho bastante. Na minha opinião destacar uma parte importante de um texto ou uma fórmula me ajuda muito a achá-las na hora de estudar, além de deixar bem claro que aquilo ali é importante. Seja com canetas coloridas ou com marca-textos, dar um destaque a partes importantes economiza um tempo na hora de estudar depois.

4 – Professor marcou prova, trabalho, apresentação:
ANOTE! Seja no celular, na geladeira, no caderno, em uma agenda, apenas anote. Eu marco as minhas no celular porque é onde eu vou checar com mais frequência, como  eu aderi o uso de planner esse ano também estou anotando lá. Se você é do tipo que esquece muito fácil dos prazos, coloque pequenas notas no seu espelho, ou na tela do notebook, escreve no bloco de notas, tira um print e coloca como papel de parede, faça com que eles estejam sempre a vista, assim você não se assustará quando perceber que a prova do mês que vem é amanhã. 

> Organização:
1 – Separe os seus conteúdos:
Pode ser em pastas ou cadernos, mas separar cada matéria e seus materiais ajuda muito na hora de estudar, afinal é muita xerox para a gente descobrir o que é de que. Caso não tenha tempo de fazer no meio da semana, separe um tempinho antes de começar a estudar no final de semana e organize seus papéis e cadernos, dessa forma na hora de estudar você sabe o que é de qual matéria.

2 – Pastas, as melhores:
Eu, particularmente, uso dois tipos de pastas: uma sanfonada por semestre e uma fina para levar para a faculdade no dia-a-dia. Não sei se é do meu curso, ou se é de mim, mas eu não levo muito papel para a faculdade, por isso uso uma pasta fina com apenas os papéis essenciais, já com os papéis adquiridos durante o semestre eu uso uma pasta sanfonada, separando cada matéria e uso uma por período. Dessa forma caso eu precise voltar e procurar algo que já tenho, fica mil vezes mais fácil.

3 – E não é só com os papéis:
Eu tenho bastante arquivo digital da faculdade e os separo em pastas e semestres, assim como faço com os papéis. Pode parecer que você nunca mais vai ver aquilo, mas eu aprendi que vou sim, além disso, algo que tende a acumular é arquivo na pasta de downloads, organize seu computador de jeito que você possa facilmente achar aquela lista de exercícios entre as 20 que o professor passou.

4 – Tenha um lugar para estudar:
Aqui em casa silêncio é algo meio difícil de conseguir, então eu aviso pra galera que vou estudar e me isolo totalmente no meu quarto. Se você consegue estudar com barulho em volta, PARABÉNS, eu te admiro muito, mas se assim como eu você precisa de um lugarzinho para estudar faça um. Converse com a família, peça para abaixar um pouquinho o volume da TV e da conversa, vá para uma mesa ou um lugar confortável e tente ao máximo manter sua cabeça apenas nos estudos. Viciado em WhatsApp? Avisa pros amigos que você vai estudar e desligue o Wi-Fi, tente ao máximo fazer desse momento apenas para estudar, ok?

Bom amores, espero que eu tenha ajudado vocês de alguma forma, afinal eu sei que para alguns estudar pode ser uma tarefa meio complicada. E vale lembrar que cada um tem seus jeitinhos e manias na hora de estudar, cada um tem algo que faz os estudos mais fáceis, então se você tem alguma dica que não esta acima pode deixar aqui nos comentários que eu vou amar ler viu?! 

Claro que não posso terminar sem mandar um beijão para a Milady e agradecer pelo carinho, pela amizade e pelo apoio que venho recebendo desde que ela entrou na minha vida, te amo xuxu

OBS: A minha amiga Mari ta começando um Instagram muito legal com fotos que vão emocionar qualquer amante de papelaria, pra quem quiser conhecer é só clicar aqui


Beijão!

Você também pode se interessar por:

14 comentários

  1. Oi, Duda
    Fico impressionada com sua vontade de estudar porque eu não tenho absolutamente alguma, acredita? Morro de preguiça mas sinto inveja de quem consegue tirar uma hora do dia pra estudar, deixar o material em dia e organizado. Amei suas dicas!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mika!
      Olha essa vontade vem desde pequena, eu sempre amei estudar, e por ser organizada de nascença nunca tive muitos problemas com isso. Mas espero que as dicas tenham te ajudado.

      Beijão!

      Excluir
  2. Oi Duda!
    Gostei muito das suas dicas, inclusive eu aplicava muitas delas quando eu estudava. Lembro que eu era teimosa em relação a ter um espaço de estudo mais tranquilo porque eu não tenho dificuldade em me concentrar e achei que esse espaço separado não faria diferença. Mas quando eu testei o método meu rendimento melhorou muito, portanto acho que essa é a dica mais importante! hehe...
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelly!
      No começo eu também achava que o espaço não fazia diferença, mas depois que eu estudei em um lugar quietinho, pronto, agora eu preciso de paz para estudar, haha.

      Beijão!

      Excluir
  3. Great tips!
    I will share some of them to my son.
    Have a great week.


    Ann
    https://roomsofinspiration.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Ann!
      I’m glad you liked it, I hope the tips help him.

      Kisses!

      Excluir
  4. Olá Duda, amei o post, são dicas maravilhosas e já as utilizo no meu dia a dia. É muito importante se organizar, pois os estudos rendem bastante :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monyque!
      Fico feliz que tenha gostado, realmente a organização ajuda muito nesses momentos.

      Beijão!

      Excluir
  5. Eu não gosto de estudar, sou muito preguiçosa. Sério, odeio ser assim :(
    Mas mesmo assim escrever e anotar em vez de só tirar foto me ajudar bastante, as canetas coloridas também são ótimas!
    Meus cadernos desde sempre são super coloridos hahahah

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu não me deixo cair nessa tentação de tirar fotos e copiar depois porque eu sei que não vou copiar depois, haha. Também amo canetas coloridas, elas me ajudam MUITO na hora de identificar algo no caderno.

      Beijão!

      Excluir
  6. Realmente para manter uma rotina de estudos é necessário ter muita organização.
    Gostei bastante das dicas.
    Obrigada por visitar e seguir o meu blog.
    Parabéns pelo seu blog e já estou te seguindo de volta.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafa!
      Nem me fale, ainda mais na universidade, se você não se organizar fica perdida pra valer, haha. Fico feliz que tenha gostado das dicas flor.
      Eu fiquei encantada com seu blog, muito obrigada por seguir e seja bem-vinda.

      Beijão!

      Excluir
  7. adorei suas dicas! pra mim sempre ler muito, escrever fazendo resumos, grifar partes importantes de textos etc me ajudava... acho que ter um cantinho e um horario, uma rotina para estudar super importante, ajuda muito

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lívia!
      Fico feliz que tenha gostado das dicas, fazer anotações sempre foi a minha principal dica durante as aulas, pois meus professores tendem a falar bastante durante as explicações, então sempre pego algumas dicas enquanto eles falam.

      Beijão!

      Excluir