Receitinhas

Por - 13.5.20

Imagem por: sebalachowicz 
Olá amores, como estão?
Espero que vocês e as pessoas ao seu redor estejam bem e saudáveis.
Nessa quarentena uma coisa que eu tenho feito bastante é me arriscar na cozinha. Às vezes para sair da rotina (ou do tédio) eu tento fazer uma receita nova e, tenho que admitir, estou me saindo muito bem. Eu não sou nenhuma Paola Carosella, mas venho procurando sempre receitinhas baratas, simples e gostosas; e como isso vem me ajudando muito nessa fase que estamos enfrentando, eu resolvi compartilhar algumas aqui com vocês (provavelmente vocês já conhecem algumas, mas está valendo). Espero que gostem.
◊ Lembrando que essa é a forma que eu faço as receitas, é provável que dependendo do local onde vocês pesquisem mude a forma de fazer ou algum ingrediente.

1 - Guacamole
Ingredientes:
1 abacate médio
1 tomate grande sem sementes
1 cebola pequena
1 pimenta malagueta sem sementes
Suco de 1 limão grande
Azeite extra virgem
Sal
◊ Há quem goste de colocar um pouco de coentro cortado ou dentes de alho socados, mas eu não gosto muito. Se você quiser temperar mais, fica a critério de cada um.
◊ A pimenta malagueta pode ser substituída por outra pimenta mais fraca.

Modo de preparo:
Amasse o abacate com um garfo, acrescente o suco de limão, sal e azeite a gosto e misture como um purê. Pique a cebola e o tomate em cubinhos, pique bem a pimenta (ou se estiver usando molho, é só adicionar diretamente no abacate amassado). Acrescente os ingredientes picados ao "purê" de abacate e está pronto. Costuma ser servido com os famosos tacos mexicanos (ou Doritos) ou em torradas, mas sua imaginação é o limite.
◊ Lembrando que a guacamole pode ser consumida, no máximo, até duas horas depois de ser preparada.

2 – Bolo de caneca*
Ingredientes:
→ Bolo:
1 ovo
2 colheres (sopa) de achocolatado em pó
3 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (café) rasa de fermento em pó
4 colheres (sopa) de leite

Calda:
2 colheres (sopa) de achocolatado em pó
1 colher (sopa) de margarina
1/2 xícara de leite

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes dentro de uma caneca de aproximadamente 300 ml ou mais. Mexa até obter uma massa homogênea e leve ao microondas por 3 minutos. Tome cuidado ao retirar do micro-ondas pois a caneca estará muito quente, e se você for comer direto da caneca, cuidado com o vapor ao cortar o bolo.
Para a calda: coloque todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo médio e misture até obter uma consistência grossa (um pouco antes de consistência de um brigadeiro de colher). Despeje a calda sobre o bolo assim que retirá-lo do micro-ondas.

3 – Panqueca*
Ingredientes:
2 ovos
1 xícara de leite
4 colheres de sopa de óleo
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
◊ Panquecas rendem muito, se for fazer só para você pode diminuir a receita.

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar bem uma massa homogênea, depois com uma concha pegue um pouco da massa batida e coloque na frigideira. Quando um lado estiver dourado, vire o outro lado. Você pode rechear com o que você achar melhor, como queijo, presunto, frango; enfim, o que for de mais agrado seu.
◊ Colocar um molho também fica muito bom.

 4 – Panqueca de banana**
Ingredientes:
2 ovos
1 banana
1 colher sopa de aveia
1 colher de chá de canela em pó (opcional)
1 colher de café de fermento em pó

Modo de preparo:
Seguindo os mesmos passos da panqueca mostrada acima, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma massa bem homogênea. Depois é só colocar um pouquinho da massa em uma frigideira antiaderente e deixar dourar dos dois lados. Você pode servir com um pouquinho de mel ou com outras frutas; é uma dica muito fácil para o café da manhã.
◊ Se você não quiser usar o liquidificador é só amassar a banana em uma vasilha com a ajuda de um garfo, depois junte os outros ingredientes e misture bem (coloque o ovo primeiro e depois que estiver bem misturado na banana vá colocando a farinha aos poucos) até ficar bem homogêneo e leve para a frigideira.
◊ Eu não coloco açúcar porque para mim o sabor já fica agradável assim, mas se quiser pode adicionar um pouquinho (de preferência mascavo), ou você pode adicionar um pouquinho de mel.
◊ A aveia pode ser substituída por farinha de trigo, e há receitas que usam leite também, mas aí fica a seu critério.

5 – Pão de queijo caseiro
Ingredientes:
100g de Parmesão ralado
150g de tapioca
250g de cream cheese

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Faça bolinhas em formato de pão de queijo e leve ao forno pré aquecido (180 graus) até cozinhar. Para facilitar a montagem, deixe a massa por um tempo no freezer até ela dar uma endurecida. A receita rende muito bem e pode ser congelada.
◊ Eu encontrei essa receita no Instagram nutrisylvinhagonzalez da Maria Sylvia Gonzalez e é só clicar no nome de usuário para ir até lá. Tem receitas incríveis e muito fáceis, além de saudáveis, vale muito a pena conhecer.

*Receita enviada pela Mylena (minha amiga maravilhosa).
**Receita enviada pela Hallíryma (minha irmã também maravilhosa).


Bom amores, espero que tenham gostado.
Espero que estejam todos bem, seguros e que estejam se protegendo. Eu compartilhei essas receitas porque uma coisa que está me ajudando nessa quarentena é cozinhar, e espero que ajude vocês também. Foram receitas mais conhecidas, mas que podem dar um gostinho diferente para o dia, futuramente eu quero trazer algumas receitinhas doces também.
Também queria dizer que eu sei que é um momento muito pesado, que eu espero que verdade que vocês estejam bem, tenho certeza de que se todos fizermos a nossa parte nós vamos sair disso logo. Se posso dar um conselho é: procure fazer coisas leves e que dão alegria, é um passo de cada vez; você já está sendo forte demais, cuide de você.
Enviando muita luz e vibração positiva para todos, espero que tenham gostado. E, please, comentem aqui embaixo que tipo de dicas vocês gostariam de ver, podem ser receitas, dicas sobre estudo, sobre filmes, séries, músicas; garanto que o máximo que eu puder fazer para ajudar todo mundo a passar por isso eu irei (inclusive se alguém quiser conversar a DM do blog e do meu perfil pessoal vão estar sempre abertas viu?!). E se tiverem alguma dica não hesitem em mandar, eu vou amar conhecer coisas novas.
Fiquem bem!
Beijão!

Você também pode se interessar por:

20 comentários

  1. OI Maria Eduarda, também ando me arriscando e aventurando na cozinha nessa quarentena. Sempre experimento algo novo e busco receitas. Gostei muito das suas dicas. Tenho feito bastante guacamole por aqui. Vou arriscar nas panquecas, gostei da sugestão.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  2. Ahhh eu senti um quentinho tão bom no coração lendo esse post, você é uma ótima pessoa por querer nos ajudar por meio do blog, por desejar que estejamos bem e passar vibrações positivas. Eu também espero que vc e sua família estejam bem e protegidos.
    Gostei muito das dicas de receitas, são fáceis de fazer e usa-se poucos ingredientes. Gostei principalmente do pão de queijo, pois só conhecia a crepioca, que vai ovo.
    Traga-nos dicas de filmes para assistir no Amazon Prime! ;)
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Quantas delicias, Maria Eduarda.
    Eu também estou fazendo umas receitinhas por aqui. As minhas receitas favoritas são as bem fáceis e com poucos ingredientes.
    O bolo de caneca não pode faltar no final do dia.
    Espero que você e seus familiares estejam bem.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  4. Amo fazer bolo de caneca. É tão prático, simples e fica bem gostoso.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oi, adoro receitinhas ! Delicia beijos

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amooo panqueca. Gostei das receitas. Que bom que está encontrando coisas pra fazer nessa quarentena.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Amo guacamole e bolos de caneca. Ótimas dicas!!!
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu também ando cozinhando bem mais nessa crise, adorei as sugestões. Vou aproveitar e fazer panqueca esse fim de semana!

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  9. Olá, Maria Eduarda.
    Eu estou comendo bastante, mas me aventurar na cozinha não estou não porque sou péssima nisso hehe. Esses dias todos só fiz polenta uma vez e ainda porque minha mãe não pode fazer força dai eu que tive que mexer hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Também estamos nos aventurando na cozinha nessa quarentena, na verdade achamos que todo mundo deve estar fazendo isso, já que aprender coisas\receitas novas servem como distração para cabeça!! Gostamos das receitas, já vamos salvar o post!!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá!!
    Adorei as receitas! Espero que traga mais para nós!!
    A minha salvação nesses dias tem sido bolo de caneca, hahah.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicasss
    Algumas eu já conhecia, mas anotei esse pao de queijo caseiro, viu? Muito top, já quero :9

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Tudo bem?
    Adorei as receitinhas, são todas maravilhosas.
    Amei a de panqueca .

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  14. Ah, que delícia, quero muito fazer panquecas, uma vez comi uma muito boa com melado maravilhoso!
    Receita que aprendi nessa quarentena foi lasanha bolonhesa caseira, uma delícia!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Amei as receitas, eu fiz 2 receitas de panquecas esses dias e amaram. sempre estou fazendo panquecas aqui em casa de frango, calabresa, carne moída e espinafre ou couve rs.
    Quero testar as panquecas de banana para o café da manhã. Vou testar amanhã. Hoje já me inspirei e fiz bolo e cavaca para comemorar uma ocasião especial em casa mesmo rs
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ontem fizemos um bolinho de banana com aveia e ficou uma delícia! Não conhecia essa receita de pão de queijo com apenas 3 ingredientes! Achei incrível! Já estou imaginando trocar o cream cheese por requeijão cremoso que tenho em casa... Será que dá certo? hahaha veremos!

    Beijos!
    Neila Bahia ♥️
    neilabahia.com | Instagram | Pinterest 

    ResponderExcluir
  17. Já estou me tornando mestre em bolo de caneca hahaha eu adoro fazer essa receitinha porque é tão simples, quando da vontade de comer um bolinho eu já faço! Espero que esteja se cuidando, se precisar de algo também estou aqui :)
    Beijão

    Primavera Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  18. Adoro guacamole, panqueca e pão de queijo. Quando parei de comer derivados de origem animal, tive que me adaptar e aprender a fazer essas e muitas outras coisas que eu amava antes sem ter que usar leite de vaca ou ovos. Foi por conta disso que minha habilidade (que ainda é bem mediana) na cozinha melhorou bastante. Adorei as receitas, guacamole é algo dos deuses kkk

    Abraço,
    Larissa ♥
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  19. Repleto de receitas maravilhosas e super gostosas

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir