Lumusiando

Um blog que tem como objetivo iluminar vidas

Purificando

Purificando - Lumusiando
Imagem por: Manbob86 

Olá amores, como estão?
Esses dias estava no telefone com minha amiga Mylena e estávamos falando sobre coisas que guardamos e que vieram de pessoas que não estão mais na nossa vida. A motivação para dar uma limpeza nas coisas foi ganhando forças e essa semana decidi dar uma olhada nas pastas e partes do guarda-roupas que estavam um pouco esquecidas.
Creio que sempre que saímos de algum ciclo levamos um pouco de bagagem, seja ela física ou psicológica. Resolvi fazer uma limpeza essa semana porque eu estou finalmente de férias da faculdade e apesar de ser muito organizada e raramente acumular algo, durante os estudos é bem comum guardar coisas durante o semestre. E como eu decidi fazer essa limpeza no meu quarto eu achei que seria legal compartilhar com vocês algumas dicas para facilitar e a ajudar a quem resolver aderir a limpeza também.  

 1 – Se prepare para arrumar:
Mesmo que você separe apenas uns vinte minutos ou um dia inteiro, tente se dedicar a isso. Acredito que seja difícil tirar certas coisas da nossa vida quando nos acostumamos com elas ali por muito tempo, por isso acho importante que você tenha a cabeça um pouco livre para aquela tarefa. Se você não refletir direito sobre os objetos e coisas que estão em pauta, você vai acabar ficando com tudo ou desistindo nos primeiros cinco minutos.

2 – Entre no clima:
Eu não sei se você vai apenas jogar algumas coisas fora ou pretende dar uma faxina, mas tudo fica mais fácil quando você está confortável. Coloque uma roupa leve, uma música que te inspire a não parar, pegue uma garrafa de água (ou uma bebida de sua preferência) e se joga. Sei que quando estamos confortáveis as coisas sempre ficam mais fáceis e leves de se fazer, principalmente se você for mexer em coisas com muito teor psicológico.

3 – Você precisa mesmo disso?
Percebi que quando estamos tentando jogar algumas coisas fora, nossa mente faz questão de trazer as memórias mais vivas do que nunca para que desistamos de nos desapegar daquilo. Analise bem se aquilo te traz um sentimento bom, que aquilo te traz paz ou se você vai realmente usar aquilo, se é algo de verdadeira necessidade; eu costumo dizer que para coisas novas chegarem, precisamos abrir espaço para elas.

4 – Aproveite para organizar um pouquinho:
Geralmente coisas que não tem um lugar próprio acabam virando bagunça, agora que você tem um pouco mais de espaço vale a pena ver se não há alguma coisa que pode ser mudada de lugar para deixar sua vida mais prática ou só para organizar mesmo. Às vezes, no nosso cotidiano, temos mania de colocar as coisas em qualquer lugar, mas se suas coisas de uso diário estiverem em um lugar de fácil acesso isso pode te motivar a colocá-las no lugar correto sempre que você as usar.
  
5 – Aproveite o clima de limpeza:
Existem alguns lugares que pedem uma checada de vez em quando, como seu notebook ou seu celular. Salvamos arquivos, fotos e muitas outras coisas que às vezes estão apenas ocupando espaço e memória, além de deixar os sistemas mais lentos. Pode ser antes de deitar-se para dormir, enquanto almoça; arrumar os meios eletrônicos é sempre importante, pois além de facilitar a sua vida, também facilita a vida do aparelho.


Bom amores, espero que tenham gostado.
Eu estou aproveitando esse tempo de férias para dar uma organizada nas coisas e colocar a cabeça no lugar; acho que depois desse período difícil de adaptação eu estou finalmente conseguindo fazer as coisas que eu queria fazer voltar ao ritmo normal.
Como uma das coisas que eu fiz recentemente foi dar uma limpeza nas coisas, achei que seria legal compartilhar algumas dicas com vocês e incentivar vocês a fazerem uma limpeza também, seja ela de coisas físicas ou de sentimentos e coisas guardadas na alma. Acreditem quando eu digo que a alma e o ambiente mais leves deixam tudo mais fácil. Espero de verdade que tenham gostado das dicas e, por favor, me contem aqui embaixo o que vocês andam fazendo e se tem mais alguma dica para dar, eu vou amar ler.
Beijão!

34 Comentários

Postar um comentário

  1. Oie, tudo bem?
    Que blog mais lindo, adorei seu conteúdo.
    Bom, eu sempre procuro fazer essas faxinas por aqui, coloco uma música e às vezes passo o dia todo arrumando, tirando coisas para doar, e algumas para colocar no lixo mesmo. E como você disse, nossa mente traz à tona memórias o tempo todo, mas às vezes é necessário desapegar e deixar coisas novas ocupar esses lugares. Parabéns pelo post e pelo blog. Beijos!

    www.lostwords.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Feliz demais por ler seu comentário.
      Por mais trabalhoso que seja, dar uma arrumada sempre coloca uma energia nova né?!
      Feliz demais que tenha gostado.
      Beijão!

      Excluir
  2. Olá, Maria Eduarda.
    A gente só percebe o quanto acumula coisas quando resolvemos limpar ou então procurar alguma coisa hehe. Eu volta e meia me desfaço das coisas aqui em casa. Até porque não tem muito espaço hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil!
      Pois é, chega a assustar quando a gente finalmente vê, né?! Kkkkkk.
      Aqui também estou sempre procurando melhorar.
      Beijão!

      Excluir
  3. Eu amo separar coisas para doar, para jogar fora. Não vejo porquê manter coisas que não queremos mais, que não vamos usar e/ou que não tem utilidade. Entretanto, minha mãe odeia fazer essa limpa, mas aos poucos vou convencendo e mostrando a ela que faz bem. Muito boas suas dicas para quem é tipo ela, não é muito fã de destralhamentos... haha'

    Au revoir ♡
    Tecer Flores e Cheirar Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu também amo achar coisas que podem ter utilidades para outras pessoas. Aqui em casa eu também sou a única que gosta de arrumar, mas acaba que um vai ajudando o outro.
      Feliz que tenha gostado.
      Beijão!

      Excluir
  4. Todo dia eu faço uma limpeza no meu celular, senão eu fico sem memória kkkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Sabe que eu acho que tô chegando na fase de limpeza novamente?
    E foi muito bom ver seu post... Vou tentar tomar a coragem no final de semana e tchuq rsrsr
    fazer a impeza

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Opa, parece que estamos conectadas, kkkkkk. Vai por mim, quanto mais rápido você começar, mais rápido termina.
      Beijão!

      Excluir
  6. Eu adoro essas fases de limpeza, estou louca para fazer mais uma, porém com a quarentena não tenho onde guardar e doar logo

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pois é, essa quarentena está acabando com muitos esquemas, né?!
      Beijão!

      Excluir
  7. Oii, como vai?
    Nossa, sempre que me sinto bagunçada mentalmente eu faço isso. Nesses últimos tempos, fiz várias vezes por conta de algo que tenho passado. Ajuda a purificar a mente, a alma, o corpo e a nossa casa.

    Abraço! ♥

    Larissa - Blog: Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Vou bem, e você?
      Eu também, acho que é algo que me deixa muito calma. Feliz em saber que te faz bem também.
      Beijão!

      Excluir
  8. Adorei as dicas. Devemos tirar o velho para o novo entrar. Vou fazer isso no meu guarda-roupa em breve.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Feliz que tenha gostado. Concordo com tudo que disse, devemos deixar as coisas irem.
      Beijão!

      Excluir
  9. É impressionante como mesmo as pequenas limpezas e organização fazem uma diferença enorme! Nesse período de isolamento aproveitei para fazer a energia circular tbm. Foi ótimo!

    Beijos!
    Neila Bahia ♥️
    neilabahia.com | Instagram | Pinterest 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Siiim, uma coisa pequena que mudamos tem um efeito enorme.
      Beijão!

      Excluir
  10. Eu sempre faço isso! É um ritual que minha própria mente avisa quando é a hora certa de deixar de lado, é um pouco doloroso mas tudo faz parte do processo, boas memória são difíceis de serem esquecidas mas quando paramos de tocar na ferida ela se cicatriza e podemos seguir em paz sem dor mesmo estando marcada pra sempre!
    Espero que se cuide e aproveite esse novo ciclo!
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu concordo. Às vezes os processos que precisamos passar não são fáceis, mas alguns são necessários.
      Obrigada pelo carinho.
      Beijão! ♥️

      Excluir
  11. Eu amo dicas de organização e amo renovar espaços! ♥

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Olá!
      Tudo bem sim, e com você?
      Muito feliz em saber que gostou xuxu.
      Beijão!

      Excluir
  13. Esta semana também andamos a fazer umas limpezas à roupa de verão e aos cosméticos!

    Beijinhos,
    Damsel.me-Clique Aqui

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Já tem um tempo que comecei fazendo essas limpezas vez ou outra, e realmente eu tirei muita coisa, meu quarto era abarrotadao de caixas e outras coisinhas e fui tirando tudo, fui doando o que dava e muitas coisas coloquei numa bancada em frente a casa para o "gari" levar mas, 10 minutos depois nem a bancada estava mais lá rs. As pessoas pegam rápido as coisas que se deixa na calçada.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Aaaa feliz demais em saber como você está ajudando outras pessoas, sua atitude é admirável demais. Parabéns!
      Beijão !

      Excluir
  15. Tirar um tempo para limpar e organizar as coisas faz um bem bom ♥ Eu sou a louca da organização em casa, não tenho dó de jogar/doar coisa que não uso pra poder comprar mais heheh e no final, da mesmo essa sensação de purificação do ambiente!

    Beijoos,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Aí pode me abraçar, eu também sou a doida da arrumação e não tenho pena nenhuma de deixar as coisas irem. Feliz demais por ter encontrado alguém como eu. É uma sensação maravilhosa, né?!
      Beijão!

      Excluir
  16. Oi Maria Eduarda, sim... sempre que fechamos um ciclo levamos bagagem e algumas vezes ficamos agarradas a essas bagagens sem necessidade. O nosso cérebro tenta nos enganar mostrando que aquilo ainda tem algum sentido. Muito boas as suas dicas para arrumação. Estou precisando entrar nesse clima.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sempre levamos algo, e cabe a nós descobrir se aquilo é realmente necessário.
      Feliz que tenha gostado, Chris.
      Beijão!

      Excluir
  17. De tempos em tempos também faço isso, quero aprender a aderir a pratica do minimalismo, ficar com coisas básicas e úteis, sabe?

    Bjo,
    www.priscilafrr.com
    Já conhece o projeto, @crgmenina? l Instagram l Facebook l Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu também sou muito fã do minimalismo, acho que quando temos apenas o que precisamos conseguimos enxergar melhor as outras coisas essenciais.
      Beijão!

      Excluir