Lumusiando

Um blog que tem como objetivo iluminar vidas

TAG Sobre Minha Faculdade

Pixabay

Olá amores, como estão?
Bom, para quem não sabe ontem(05/06) foi o dia do engenheiro mecânico que é a carreira que eu escolhi seguir. De acordo com o Guia do Estudante, “o engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Seleciona e dimensiona a matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança na linha de produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas”.
Então, pensando sobre meu curso e vida acadêmica, eu resolvi trazer uma TAG super legal que fala sobre faculdades porque eu achei que combina muito com a data. Eu encontrei a TAG no Coruja Geek.
*Eu tinha decidido postar essa TAG no dia 06/06, porém as responsabilidades que eu tinha da própria faculdade não me permitiu.

1.Qual seu curso de graduação?
Engenharia Mecânica, Bacharelado, Universidade Católica de Petrópolis.

2.Quanto períodos ele tem? E em qual você está?
Meu curso tem dez períodos, formalmente estou no sexto, mas tem algumas matérias atrasadas.

3.Por que você escolheu esse curso?
Acreditem se quiserem, mas eu estava decidida a fazer biologia marinha até o meu terceiro ano do ensino médio, mas aí eu conversei com um professor meu e percebi que não era o curso ideal para mim. Eu escolhi engenharia mecânica porque, além de ser apaixonada por carros, eu quero trabalhar na área de aeronaves (NASA me aguarde). Eu sou completamente apaixonada pela física e é uma área que me desperta muita curiosidade.

4.Antes de escolher esse curso você pesquisou sobre o mercado de trabalho e o piso salarial?
Na verdade, eu fiz um teste vocacional e engenharia mecânica foi uma das alternativas, só depois de pesquisar sobre o curso que eu fui ver essa parte.

5.Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros?
No primeiro dia de aula os coordenadores nos apresentam a faculdade e ao curso e nos dão conselhos e as boas-vindas. Foi bem interessante.
Siiiim, acho que é muito importante falar que: está tudo bem. Você vai esquecer mesmo a sua vida social, provavelmente vai reprovar em algumas matérias e vai ver alguém chorando no corredor da faculdade, mas está tudo bem. Fazer amizades é muito importante para apoio acadêmico e emocional, e tente se divertir o máximo possível e aproveitar a jornada. E o mais importante: isso não é escola, você precisa estudar o máximo que puder e não um dia antes da prova.

6.Sobre seu TCC,já começou a fazer? Qual tema pretende abordar?
Vai demorar um pouquinho para começar ele, mas quero abordar uma forma mais sustentável para aviões e meios de transporte em geral trabalharem.

7.Você se considera uma boa aluna(o)?
Então, eu me esforço MUITO sim, faço meu melhor. Mas, falando do meu curso, há muitas coisas que vão além da nota. Acho que quando você está na faculdade é comum ter dificuldades em matérias (no meu caso física já que não tive no ensino médio). Mas sim, eu sou bem esforçada.

8.Você está 100% satisfeita com o curso que escolheu?
Então, tirando as dificuldades básicas, sim eu amo meu curso.

9.O seu curso tem algum material específico que não tem em outros cursos? (ex.: estetoscópio e calculadora científica)
No meu curso você esquece o celular em casa, mas não esquece a calculadora, hahaha.

10.Na sua faculdade teve trote? Se sim como foi?
Sim, porém do meu eu não participei. Mas na minha faculdade é basicamente se pintar e cantar umas músicas enquanto pede dinheiro, nada muito grave.

11.Seu curso tem muita matemática?
Matemática e física, é assim que meu curso é resumido.

12.Geralmente nas faculdades existem o "ciclo natural de desistência “a turma começa com 70 alunos e permanecem só 20. Isso aconteceu na sua faculdade?
Bom, na minha universidade o curso tem grade aberta, então é bem difícil permanecer com quem estava com você no primeiro semestre. Mas que eu me lembre foram poucas as pessoas que começaram comigo e desistiram (o que é incrível).

13.Quais dicas você daria para quem está querendo começar a fazer o mesmo curso que você?
Estude, muito, muito mesmo, todo dia se puder. Meu curso não tem como decorar nada, ou você aprende ou você aprende. Então procure bastante, leia os livros, faça os exercícios e se dedique, vale a pena. Ah, você nunca mais vai esquecer o que é integral e derivada, acredite em mim.

14.Já ficou em DP? Possui algum método diferente de estudo?
Sim, eu reprovei em algumas matérias (na verdade foi na mesma matéria algumas vezes), mas isso faz parte, é melhor reprovar quinze vezes (não é o meu caso) do que passar por passar e ser um mau profissional. Meu método de estudos é prestar atenção na aula e fazer o máximo de exercícios sobre o assunto que eu puder encontrar. É TREINANDO QUE SE APRENDE.

15.Faça um resumo básico do seu curso para quem estiver interesse em fazê-lo.
Bom, acho que o trecho que coloquei no começo desse texto já resumiu muito bem, hahaha. Mas acho importante lembrar que como engenheiro você terá a vida de milhares de pessoas na mão (dependendo da área que escolher trabalhar), então faça porque gosta e não pelo dinheiro.



Bom amores, espero que tenham gostado, eu tentei ser o mais realista possível porque há sim dificuldades na faculdade, eu não sou a aluna perfeita que vai terminar no tempo certo, mas tenho certeza que me formar serei uma engenheira que poderei me orgulhar. Espero que tenham gostado da TAG, por favor comentem seus cursos aqui embaixo ou qual curso gostariam de fazer, se tiverem conselhos e curiosidades sobre esses cursos me contem também.
Beijão!

27 Comentários

Postar um comentário

  1. Que tag MARAVILHOSA! Amei as respostas. Sou formada em Jornalismo e sabia muito pouco sobre o seu curso. Adorei a sensibilidade para trazer cada tópico.

    semquases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha gostado. Um dos meus cursos dos sonhos era jornalismo, foi uma das coisas que me fez criar o blog.

      Beijão!

      Excluir
  2. Que bacana, vc ia pro lado de humanas (biologia pra mim é humanas, to certa?), mas achou super verdadeira vocação nas exatas. Você é a primeira mulher que conheço que cursa engenharia mecânica, boa parte das pessoas que tenho contato e fazem esse curso são homens.
    Ahhh e achei o tema do seu futuro TCC MUITO BOM!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    Canal no Youtube >> Me ajude a chegar em 1K inscritos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Siiim, eu fui para total oposto né?!
      A maioria é homem na minha faculdade também, mas to tentando mudar isso, hahahaha.
      A que bom que gostou, eu sou bem ativista do GreenPeace, então, hahahaha.
      Beijão!

      Excluir
  3. Que tag legal! Queria ter conhecido ela na época que eu fazia faculdade hahahahaha
    Os trotes na minha universidade é basicamente pintar a cara e pedir dinheiro no sinal.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha gostado. O da minha faculdade também é basicamente iss.

      Beijão!

      Excluir
  4. Amei esse seu texto, realmente é um dos melhores blog que estou acompanhando. Suas postagens são excelente! Parabéns!

    Já até salvei em meus blogs favoritos ❤️..

    Meu Blog: Alagoas da Sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico tão feliz em saber que gostou. AAAAAA to muito feliz em ler isso, de verdade, obrigada.
      Beijão! ❤️

      Excluir
  5. Que bacana essa tag o importante é que você escolheu uma área em que se identifica e gosta amei saber mais sobre a faculdade de Engenharia mecânica!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Siiiim, é muito importante escolher algo que se sente bem fazendo. Fico feliz que tenha te ajudado a conhecer mais.
      Beijão!

      Excluir
  6. Que legal Maria Eduarda, gosto de ler tags, sinto que elas nos aproximam mais. Inclusive, descobri que moramos relativamente perto, sou de Além Paraíba - MG. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paula!
      Eu também amo TAGs. Olha só, é pertinho mesmo.
      Beijão!

      Excluir
  7. Adorei conhecer mais sobre o seu curso, não conhecia ninguém que optou por ele e foi muito enriquecedor saber o que pensa quem realmente estuda na área! Eu sou publicitária, mas eu tenho uma vontade absurda de fazer Administração. Com quase 35 anos, não sei se teria o mesmo desempenho do curso anterior, mas ainda não descartei a ideia!


    :***

    Patty
    Blog Patricia Faria
    Fanpage Patricia Faria
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu acho muito importante ouvir de quem ta passando por algo, pesquisei bastante antes de escolher. Claro que vai se sair bem, idade não é nada, se é seu sonho faz siiiim, tenho certeza que será uma profissional maravilhosa.

      Beijão!

      Excluir
  8. Que legal Duda!
    Parabéns por ser uma das mulheres que embarcaram na engenharia mecânica e força, animo e coragem pra continuar, que legal!
    Acabamos conhecendo um pouquinho do se curso... E que venha um otimo TCC :)
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pâm!
      Muito obrigada, xuxu. ❤️
      Fico muito feliz em espalhar mais sobre meu curso, acho que quase ninguém conhece muito bem, hahaha. AMÉM ÓTIMO TCC, PODE VIR, hahaha.
      Beijão!

      Excluir
  9. Que legal! Adorei essa tag. Parabéns por estar cumprindo seus objetivos! Continue firme!
    Beijos, Polly
    www.tudo-em-tres.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha gostado, seguirei firme.
      Beijão!

      Excluir
  10. Oie!

    Que legal! Ainda é uma profissão em que as mulheres devem sofrer bastante preconceito, né? Mas acho que é bem isso, se você gosta da profissão, tem de dar o seu melhor e dessa forma isso vai auxiliar também na diminuição do preconceito contra a mulher na área, além de que, como você disse, você vai lidar com vidas, então tem que fazer com amor mesmo!

    Bjao
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Siiim, geralmente quando me perguntam o que eu faço e eu respondo todo mundo me olha, ou pior, falam "mas você ta fazendo isso?", é um saco. Pois é, quem faz algo só pelo dinheiro nem devia ta fazendo, ou faz com amor e direito, ou nem faz, né?!
      Beijão!

      Excluir
  11. AAAAAAH AMEI DEMAIS ESSA TAG! SENTA LÁ QUE EU VOU RESPONDER TAMBÉM SHAUSHA
    Eu acho muito legal falar sobre faculdade, nossas experiências, pouco vejo sobre isso aqui no blog, então amei a tag. Eu não sabia que você curtia Engenharia Mecânica, eu tô chocada! Sou totalmente não exatas.
    Beijo!

    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mika!
      Já quero suas respostas para ontem, hahaha.
      Siiim, acho que compartilhar experiências é muito importante e divertido.
      Menina eu sou apaixonada, hahahaha.

      Beijão!

      Excluir